106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Integrantes da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu estão visitando os municípios da região para capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE) sobre a Doença de Chagas e os cuidados com o inseto transmissor da doença.Integrantes da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu estão visitando os municípios da região para capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE) sobre a Doença de Chagas e os cuidados com o inseto transmissor da doença.
O Guarda de Endemias da Regional de Saúde, Neurides Ferreira de Carvalho, esteve nesta semana em São Miguel do Iguaçu e explicou a capacitação. (Ouça o áudio Neurides Ferreira de Carvalho 1)
A orientação é para quem encontrar o inseto transmissor, que encaminhe o mesmo para a Regional de Saúde. O Guarda de Endemias explica os procedimentos a serem tomados e relata casos registrados em nossa região. (Ouça o áudio Neurides Ferreira de Carvalho 2)
Neurides Ferreira de Carvalho explicou ainda os principais males causados pela Doença de Chagas. (Ouça o áudio Neurides Ferreira de Carvalho 3)
No Brasil, a estimativa é que haja mais de 1 milhão de pessoas infectadas pela doença. Cerca de 200 por ano têm o diagnóstico confirmado, segundo o Ministério da Saúde.
Estima-se que no país morram anualmente 6 mil pessoas devido às complicações crônicas da doença. No entanto, pela falta de conhecimento da doença e pelas poucas unidades de saúde a diagnosticar ou notificá-la, é possível que exista um grande número de casos sem registro.
Fonte: Gerson Kaiser