Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Emissão digitalizada vai agilizar entrega de documentos de veículos

  • 10/07/2018
  • Foto(s): Sindepar
Emissão digitalizada vai agilizar entrega de documentos de veículos

A emissão de documentos de veículos por despachantes será digitalizada e certificada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A medida anunciada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, vai aumentar a segurança do procedimento, diminuir a necessidade de envio de documentos físicos para armazenamento no Departamento e agilizar a entrega da documentação para os proprietários de veículos. De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcelo Alvarenga Panizzi, o despachante fica responsável por reunir, digitalizar e enviar a documentação ao Detran. (Ouça o áudio Marcelo Alvarenga Panizzi)

A partir de agora, fica dispensada a entrega física da documentação para determinados processos e os despachantes podem finalizar as tratativas em seus próprios escritórios.

Serviços como o primeiro emplacamento, alteração de endereço, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Certidão de Débitos, Comunicado de Venda e Certidão de Registro de Propriedade do Veículo poderão ser digitalizados e certificados pelos despachantes de trânsito. De acordo o coordenador de Veículos do Detran, Rafael Benvenutti, a legislação de trânsito ainda requisita a entrega de alguns documentos físicos para determinados processos. (Ouça o áudio Rafael Benvenutti)

O processo está em fase de teste assistido e a previsão é que esteja liberado nos próximos 30 dias. A medida também deve gerar economia ao Detran-PR. Atualmente, o Departamento precisa manter depósitos de arquivamento de documentos, que devem ser guardados por pelo menos cinco anos, conforme a legislação de trânsito.

O presidente do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar), Everton Calamucci, aprova a iniciativa. (Ouça o áudio Everton Calamucci)

Na ocasião, também foi anunciada parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Detran-PR para o compartilhamento de serviços, como boletins escolares e declaração de matrículas, nos Terminais de Auto Atendimento do Departamento de Trânsito do Paraná.

Fonte: Com informações CBN Cascavel

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557