Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Imigrantes haitianos que residem em Medianeira recebem atenção especial

  • 09/07/2018
  • Foto(s): João Hermes
Imigrantes haitianos que residem em Medianeira recebem atenção especial

Através da Secretaria de Assistência Social, o município de Medianeira realizou um levantamento sobre número e situação dos imigrantes haitianos que hoje residem e trabalham no município. E os números apresentados confirmaram que 84 são residentes no município, sendo que 91% deles estão com documentação em dia e estão concentrados nos bairros Itaipu e São Cristóvão. Os haitianos deixam sua pátria devido as condições econômica e social de um país que vive em extrema pobreza e assolado por terremotos e furacões, região do caribe muito atingida por esse tipo de eventos.

A pesquisa foi realizada pela Internacionalista Andréia Barcellos, especialista em Diretos Humanos e Imigração, a convite do município de Medianeira.

Na tarde de segunda-feira (09), uma audiência pública na Câmara de Vereadores apresentou o relatório que depois foi debatido entre os presentes. Sobre a pesquisa, Andréia Barcellos comentou que o objetivo é buscar melhor qualidade de vida junto ao sistema público.

ANDREIA BARCELLOS

O encontro também contou com a presença de representantes de outros municípios, OAB, Paróquia de Medianeira e clubes de serviço. Também presente, o professor de Sociologia e pesquisador da UNILA, Júlio da Silveira Moreira, abordou sobre a questão da imigração, não apenas no caso específico sobre haitianos, mas também sobre os migrantes de países vizinhos, como Argentina e Paraguai.

JÚLIO DA SILVEIRA MOREIRA

 

Fonte: João Hermes