106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira, 06, na Copa do Mundo da Rússia para enfrentar a Bélgica as 15h00. E muitos torcedores gostam de acompanhar o jogo ou comemorar utilizando algum tipo de fogos, o que exige muito cuidado no manuseio.
Para citar um exemplo, no dia do confronto entre Brasil e Sérvia em 27 de junho, com vitória brasileira por 2x0, torcedores de Foz do Iguaçu foram comemorar e acabaram ateando fogo em um quiosque que fica nos fundos de um bar após um acidente.
Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina, feito em parceria com as Sociedades Brasileiras de Cirurgia de Mão e de Ortopedia e Traumatologia, o Paraná é o sétimo estado brasileiro com maior número de internações causadas por acidentes com fogos de artifício. Segundo o estudo, entre 2008 e o ano passado, o Paraná registrou 179 internamentos causados por este tipo de acidente. Em todo o país, foram 5.063 internamentos no período.
De acordo com a médica do departamento de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Beatriz Monteiro, os danos podem ser severos, incluindo mutilações irreversíveis, como a perda dos dedos ou da mão. (Ouça o áudio abaixo)
Os fogos de artifício podem causar acidentes quando apresentam defeitos de fabricação e montagem ou são manipulados incorretamente. Deve-se sempre seguir as instruções nos rótulos dos produtos e quem estiver alcoolizado ou sob efeito de drogas não deve manipular os fogos de artifício.
Em casos de acidentes, a conduta correta é procurar atendimento médico especializado. Dependendo da gravidade, os serviços de emergência 192 e 193 devem ser acionados imediatamente para socorrer a vítima no local da ocorrência.
Fonte: Gerson Kaiser com AEN