106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Dia 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas, ou seja, foi comemorado na última terça-feira. A data foi definida em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo alertar e prevenir o consumo de entorpecentes.
Segundo dados divulgados pela ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos utiliza alguma droga ilícita. Esse número corresponde a uma média de mais de 240 milhões de pessoas.
Para marcar a data, várias ações de conscientização foram realizadas nos municípios de nossa região. E esse trabalho não é apenas sobre drogas ilícitas, mas também sobre drogas lícitas que estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, como explica o Padre Leandro Blasius, que trabalha na recuperação de dependentes. (Ouça o áudio Padre Leandro 1)
Por exemplo, no Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo (cigarro), segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.
Padre Leandro destacou alguns dos malefícios da presença de todos os tipos de drogas na vida dos usuários. (Ouça o áudio Padre Leandro 2)
Em nossa região, além dos governos que promovem ações nos municípios, o Recanto Parque Iguaçu, de Medianeira, que trabalha tratamento e recuperação da dependência química, realizou uma série de eventos para marcar a data e reforçar a importância da conscientização.
Segundo o Padre Leandro, que é presidente do Recanto, essa conscientização precisa ser feita o ano todo. (Ouça o áudio Padre Leandro 3)
Além desses centros de recuperação, quem necessita de tratamento devido ao abuso de álcool e outras drogas pode contar com a ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) nos municípios. O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.
Fonte: Gerson Kaiser