Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

TRE convoca mesários para o pleito deste ano

  • 26/06/2018
  • Foto(s): Assessoria
TRE convoca mesários para o pleito deste ano

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE – PR) estará em Santa Terezinha de Itaipu no dia 29 de junho (sexta –feira) entregando as convocações para mesários e equipes que trabalharam nas eleições de 2016. A entrega das convocações para as eleições deste ano acontecerá no dia 29 de junho (sexta-feira), das 9h às 12h e das 13h30 às 15h, no Auditório do paço Municipal 3 de Maio. Além da entrega das convocações, o TRE-PR estará realizando novas inscrições para preencher as vagas disponíveis, através do projeto mesário Voluntário. As inscrições para o Mesário Voluntário poderão ser feitas também pelo site www.tre-pr.jus.br/eleicoes/voluntarios. O TRE-PR coloca ainda a disposição o telefone (45) 3522 3064 para contato dos interessados.

Esta é a oportunidade de você acompanhar de perto e conhecer os bastidores de como é feita uma eleição. O trabalho é intenso, mas tem suas recompensas, e a principal delas é participar de um momento de decisão e democracia.

O mesário é o cidadão que compõe as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando da fiscalização no dia das eleições. É ele que recebe os eleitores, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda, na logística da votação. O trabalho dos mesários permite que a votação seja conduzida com tranquilidade.

Eles são convocados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei; devem ser maiores de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto: candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; e eleitores menores de 18 anos.

O Projeto

O projeto  Mesário Voluntário tem como objetivo incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido. O programa é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Para o TSE, a função desempenhada pelos mesários é considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal dos pontos de votação durante as eleições.

Benefícios

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Treinamento

Para que os mesários desempenhem sua função com excelência no dia da eleição, a Justiça Eleitoral oferece capacitação completa. Por isso, se você foi convocado ou se candidatou espontaneamente para atuar como mesário, receberá orientações dos cartórios eleitorais e poderá fazer treinamento presencial ou à distância. Fique atento à data e ao local do treinamento indicados no comunicado enviado pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Assessoria