Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Surto de Leishmaniose atinge mais de quatro mil cachorros

  • 26/06/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Surto de Leishmaniose atinge mais de quatro mil cachorros

Quase cinco mil cães estão com Leishmaniose em Foz do Iguaçu. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (26), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade e a tendência é que o número aumente ainda mais até o final do ano.

De acordo com o CCZ, falta comprometimento dos donos dos cães que apresentam algum sintoma da doença, já que agendam o horário de atendimento e não comparecem na hora marcada. Desde o início do ano, o CCZ já registrou mais de 500 desistências das consultas.

Na cidade, o agendamento é feito duas vezes por semana, gratuitamente. No laboratório, os agentes coletam o sangue do animal e fazer o teste rápido para confirmar ou descartar a contaminação.

A comissão de seguridade social e familiar do Senado Federal já aprovou a proposta que torna obrigatória a vacinação anual de animais contra a Leishmaniose em todo o país. A dose será gratuita e o governo promete ampliar as campanhas para divulgar a importância de tratar a doença.

A leishmaniose é uma doença causada por parasita que causa, entre os sinais mais comuns, perda de peso, pelagem opaca, falta de apetite, úlceras, anemia, apatia, inchaço nos gânglios, diarréias, vômitos e feridas. Se o seu animal apresentar algum desses sintomas, procure o Centro de Controle de Zoonoses na cidade.

Fonte: Catve