106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Paraná assumiu o terceiro lugar no ranking nacional de geração de empregos, de acordo com dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério do Trabalho. Entre janeiro e maio deste ano, foram criadas mais de 38 mil e 600 vagas no Estado, o que coloca o Paraná atrás somente de São Paulo e Minas Gerais.
No Sul do país, os estados vizinhos de Santa Catarina e Rio Grande apresentaram saldo negativo na geração de empregos. Segundo o secretário especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi, a indústria da Transformação teve uma retração, mas por outro lado o setor de serviços continua em expansão. (Ouça o áudio Paulo Rossi)
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o Paraná apresentou um aumento de 38%, sendo o melhor resultado dos últimos quatro anos. O setor que mais contratou no mês passado foi o de Serviços, com 3.010 postos de trabalho. Na sequência estão os setores de Construção Civil, Agropecuária e Extrativa Mineral. Dentre as atividades, pode-se destacar a construção de edifícios que apresenta uma recuperação.
Entre os municípios que mais contrataram no mês passado, o destaque vai para a capital paranaense, com saldo positivo de 954 postos de trabalho. Em seguida, estão Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.
São Miguel do Iguaçu apresenta saldo positivo de 13 contratações e Medianeira de 51. Já Guaíra teve saldo negativo de 8 e Santa Helena apresenta 36 demissões a mais do que contratações.
Fonte: Gerson Kaiser com AEN