Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministério Público denuncia vereadora em Foz do Iguaçu

  • 09/06/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Ministério Público denuncia vereadora em Foz do Iguaçu

De acordo com nota encaminhada à imprensa, “O Ministério Público do Paraná em Foz do Iguaçu propôs ação por improbidade e denúncia criminal contra vereadora que usou atestado médico falso para ir a show de rock.

O uso de atestado médico falso para faltar ao expediente na Câmara Legislativa de Foz do Iguaçu, levou o Ministério Público do Paraná a apresentar ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra uma vereadora da cidade. Por meio da 6ª Promotoria de Justiça da comarca, o MPPR ainda propôs denúncia criminal por peculato, falsificação de documento particular e uso de documento falso. As duas medidas judiciais foram ajuizadas nesta sexta-feira, 8 de junho.

O Ministério Público relata nas ações que a vereadora teria apresentado atestado médico para não comparecer à sessão na Casa Legislativa em 21 de setembro do ano passado, supostamente por apresentar uma contusão no joelho. Foi verificado, porém, que no dia seguinte, a parlamentar esteve no festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro – ela própria postou fotos no evento em uma rede social.

A ação por improbidade pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multa, entre outras. Uma eventual condenação na esfera criminal pode implicar em reclusão e multa.”

Após a nota do Ministério Público, a vereadora Nanci Rafagnin também se manifestou através de nota, assinada pelo seu advogado, confira:

“1- Nanci Rafain foi surpreendida com atuação indevida, imprópria e antijurídica do Promotor de Justiça.

2 – Propor duas ações às vésperas da Câmara julgar em definitivo o relatório do Conselho de Ética, apenas dois dias depois da apresentação, é uma tentativa de influenciar e intimidar os vereadores. Um verdadeiro escândalo que vai na contramão do bom senso democrático.

3- A covardia é ainda maior porque Nanci não foi ouvida. O médico não foi ouvido. A servidora que afirmou ter buscado o atestado das mãos do médico também não. Sequer se periciou o documento. Como propor uma ação sem base técnica nenhuma? É ir contra qualquer ensinamento básico do Direito.

4- Nanci confia na justiça. Demonstrará que não praticou qualquer ilícito assim que tiver a oportunidade de se defender, direito esse que o promotor deliberada e cegamente lhe negou.”

Gustavo Bonini Guedes
Advogado

Fonte: Cultura Foz com assessoria