Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nuvem que dividiu o céu desperta a curiosidade dos moradores da fronteira

O formato quase geométrico da nuvem fez com que os moradores de Foz se questionassem sobre o motivo do fenômeno

  • 07/06/2018
  • Foto(s): jie
Nuvem que dividiu o céu desperta a curiosidade dos moradores da fronteira

A formação de uma nuvem que dividiu as cores do céu de Foz do Iguaçu, na tarde dessa quarta-feira (6), despertou a curiosidade de muita gente. O formato quase geométrico da nuvem fez com que os moradores se questionassem sobre o motivo do fenômeno (registrado nas fotos de vários colegas da Itaipu). Seria a proximidade com o inverno, que chega oficialmente às 7h07 de 21 de junho?

O meteorologista Marcelo Brauer Zaicoviski, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT) da Itaipu põe um fim à dúvida e garante: não tem nada de místico neste fenômeno, nem uma possível e iminente invasão alienígena. "Eu me divirto com essas conjecturas do pessoal que viu muito Independence Day", brincou. 

Segundo Marcelo, a nuvem mais baixa, do tipo stratus (estratos), "dividiu" duas massas de ar, uma mais seca (céu azul) e outra mais úmida (parte acinzentada do céu). Foi este o motivo da linha formada no céu. "Estamos passando por um período de transição [de tempo, com chegada de frente fria, e de estação, com o final do outono] e este tipo de nuvem é bem típica do inverno", explicou. Pode ser que nos próximos meses tenhamos mais stratus pelos céus da fronteira. 

Nesta quinta-feira (7), o céu limpo em Foz é causado pelo predomínio do ar mais seco. O que "foi embora", então, foi a umidade - e não o contrário. Por isso o céu não está cinza, mas azul. 

Fonte: jie