Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Infestação de escorpiões na região preocupa Vigilância Sanitária

A maioria dos acidentes com escorpiões acontecem no banheiro e no quarto

  • 22/04/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Infestação de escorpiões na região preocupa Vigilância Sanitária

Ele tem aparecido em várias cidades de todo o estado. De janeiro a março deste ano o escorpião amarelo ( espécie venenosa) já havia atacado 334 pessoas no Paraná.


Em 2016 foram registrados 1.727 acidentes com o animal, em 2017 esse número aumentou para 2.228 casos. No ano passado na região de Maringá, foram registradas duas mortes. No inicio deste ano em Assis Chateaubriand, Oeste do Estado, uma criança morreu picada por escorpião amarelo.


Apesar do trabalho das equipes de vigilância sanitária nos munícipios da região, a infestação de escorpiões continua preocupando. Em Guaíra só este ano, houve 7 acidentes. O diretor do departamento sanitário do município Julio Cezar Juvenal, salienta que o principal alimento dos escorpiões são insetos, principalmente a barata, por isso manter a casa e o quintal limpo é a melhor maneira para se evitar o aparecimento do aracnídeo.


Segundo o Coordenador de Endemias da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Valter Baez, os acidentes com escorpiões são normais nesta época do ano. Mas, devido ao aumento no número de pessoas picadas e até mortas, a preocupação do órgão é monitorar o grau de infestação e preparar as equipes sanitárias dos municípios para combater as infestações.


Cuidados
A maioria dos acidentes com escorpiões acontecem no banheiro e no quarto. É importante as pessoas saberem que se acontecer algum acidente de picada de escorpião, também existem alguns primeiros socorros que podem ser feitos, como lavar o local da picada com água e sabão, manter o local da picada voltado para cima, não cortar, furar ou apertar o local da picada e ir o mais rápido possível para o pronto socorro ou ligar para o Samu.


Tratamento
O tratamento é bem simples e normalmente é feito com soro, anti-inflamatório, analgésicos e uso de compressa morna no local. Em pacientes com sintomas mais graves, os médicos prescrevem o soro antiescorpiônico para cortar o efeito do veneno no organismo.


Todos os escorpiões recolhidos pela Vigilância Sanitária são catalogados e enviados para Curitiba, onde é feito um estudo para verificar se estão aparecendo algumas espécies diferentes na região. Se a pessoa encontrar um escorpião em casa, deve ligar para a Vigilância Sanitária do município, para que o animal seja recolhido e essa receba as orientações necessárias.

Fonte: Enio Manoel