Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Encontro leva agentes culturais da BP3 ao Ecomuseu de Itaipu na quinta e sexta-feira

O encontro integra a programação cultural organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sesi e Itaipu

  • 10/04/2018
  • Foto(s): jie
Encontro leva agentes culturais da BP3 ao Ecomuseu de Itaipu na quinta e sexta-feira

O Ecomuseu da Itaipu recebe nestas quinta (12) e sexta-feira (13) o 2º Encontro Regional de Cultura da BP3, evento voltado para gestores públicos, produtores culturais, artistas, lideranças comunitárias e público em geral dos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). A expectativa é receber 50 pessoas em cada dia de evento. A participação é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, basta preencher a ficha de cadastro no link goo.gl/YuJLH4. O Ecomuseu fica na Avenida Tancredo Neves, 6001, em Foz do Iguaçu.

Com o tema “Cultura e desenvolvimento territorial”, o encontro vai colocar em pauta o papel da cultura nos processos de desenvolvimento territorial. Segundo os organizadores, "a cultura, como identidade formadora de um povo, como marca diferenciadora de um território e como indústria criadora de valor, é essencial para o desenvolvimento". O primeiro encontro aconteceu em abril de 2017, em Toledo, e tinha como tema “Cultura, território e cidades”.

A organização é da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3, ação articulada pelo Ecomuseu de Itaipu e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec-PR), Unila, Unioeste, UTFPR, PTI, entre outros. O encontro integra a programação cultural organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sesi e Itaipu.

Sobre a Rede

O papel da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 é impulsionar o desenvolvimento cultural da região e posicionar a cultura como um eixo importante de desenvolvimento local. Para isso, ela organiza diálogos periódicos e temáticos para identificar as demandas culturais da região, promove treinamentos e apoio técnico na área de gestão pública de cultura e de memória e museologia, e faz articulações com órgãos estaduais e federais de cultura.

Programação

A palestra de abertura será ministrada pela mestre em administração e doutora em urbanismo Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, empresa de economia criativa e cidades criativas que já atuou em 29 países. Ana Fonseca já teve dois livros reconhecidos (um campeão e um finalista) pelo Prêmio Jabuti e foi considerada pelo El País “uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo”. Confira a programação completa:

Quinta-feira (12)
13h - Show de Abertura: Pedro Martinez 
14h - Palestra de Abertura: Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções)
15h30 - Intervalo
16h - Regina Iorio (Seec-PR) - Projeto Paraná Criativo

Sexta-feira (13)
9h - Sérgio Kuhn (UTFPR): Economia Criativa no Oeste Paranaense
10h - Johney Nazario (FPTI): Interfaces culturais do Programa Oeste em Desenvolvimento
11h - Hayrton Francis Ximenes (Unioeste): Economia Solidária e Cultura
12h - Intervalo
14h - Gilmar de Toni (Unila) – Ética e Cidadania Cultural 
15h - Alinhamento e construção de proposta

Fonte: jie