Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Excesso de chuva faz Hidrelétrica de Itaipu abrir vertedouro

Uma das três calhas escoa o excesso de água desde a madrugada de quinta-feira (29)

  • 30/03/2018
  • Foto(s): g1
Excesso de chuva faz Hidrelétrica de Itaipu abrir vertedouro

Com o reservatório cheio, a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, precisou abrir o vertedouro para escoar o excedente de água não usado na produção de energia.

Uma das três calhas foi aberta na madrugada de quinta-feira (29) e só deve ser fechada na segunda (2), calcula a direção da usina. A operação é necessária para controlar o nível do reservatório.

O excesso de água é resultado do grande volume de chuvas na bacia do Rio Paraná, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Nesta sexta-feira (30), a vazão média no vertedouro era de 2 milhões de litros de água por segundo, o equivalente ao volume de quase duas Cataratas do Iguaçu.

A última vez que o vertedouro precisou ser aberto foi no dia 11 de março. Já as três calhas haviam sido abertas simultaneamente no dia 28 de janeiro.

Turismo

Nos três dias de feriado de Páscoa, o Complexo Turístico de Itaipu deve receber 7 mil visitantes, um aumento de cerca de 5% em relação ao feriado de 2017.

Para receber os turistas e moradores da região, foram disponibilizados mais horários para o passeio mais procurado. A visita panorâmica terá saídas a cada 15 minutos.

O circuito especial, por dentro da usina, terá quatro saídas extras nesta sexta-feira e no sábado. Já o refúgio biológico terá seis saídas diárias de sexta-feira a domingo.

Fonte: g1