Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro encontro do Hiperdia em Linha Caramuru reúne mais de 100 participantes

  • 27/02/2016
  • Foto(s): Assessoria
Primeiro encontro do Hiperdia em Linha Caramuru reúne mais de 100 participantes
A Secretaria de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família da comunidade do Caramuru, realizou nesta sexta-feira, 26, o primeiro encontro do Programa Hiperdia de 2016. De acordo com a coordenação do encontro, mais de 100 pessoas participaram.

O Hiperdia é um programa desenvolvido pela secretaria de Saúde de Itaipulândia que visa manter um cuidado especial com as pessoas que sofrem com a doença de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como ???pressão alta??? e com o diabetes.

Este programa é realizado em todas as comunidades, onde a equipe de profissionais de Saúde se reúne mensalmente com os pacientes e executam ações educativas e preventivas com palestras e atividades físicas, que visam acompanhar e monitorar a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia.

Conforme disse o Secretário de Saúde Dr. Juares José Bassani ???estamos retomando as atividades deste ano e nos próximos dias estaremos elaborando o calendário dos encontros da sede e demais comunidades. Ressaltamos o empenho da equipe da ESF do Caramuru em mobilizar os munícipes interessados e que necessitam do acompanhamento para melhorar sua saúde.???

No encontro do Caramuru os participantes tiveram a verificação de pressão arterial, orientação do uso correto e acondicionamento da medicação e demais orientações.

HIPERTENS??O

Hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como ???pressão alta???, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

DIABETES

Diabetes é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533