Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Terezinha se prepara para nova etapa da vacina contra a dengue

De 20 de março a 28 de abril, município buscará vacinar jovens de 15 a 27 anos que já tomaram a 1ª e 2ª dose da vacina

  • 18/03/2018
  • Foto(s): Assessoria
Santa Terezinha se prepara para nova etapa da vacina contra a dengue

A quarta etapa da campanha de vacinação contra a dengue acontece de 20 de março a 28 de abril. Em Santa Terezinha de Itaipu, a secretaria municipal de Saúde pretende vacinar 1.166 jovens, da faixa etária de 15 a 27 anos, público-alvo da campanha, e que tenham tomado a 1ª e 2ª dose da vacina, para receberem a terceira dose.

A vacina tetravalente contra a dengue, que protege contra quatro subtipos virais da doença, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Terezinha de Itaipu, das 7h às 17h. Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação. 

Estão previstos dois dias chamados “Dia D” da campanha de vacinação no município, quando as ações são reforçadas. Será nos dias 20 de março e 28 de abril, último dia da campanha.

Os períodos de chuva e as altas temperaturas favorecem a criação do mosquito da dengue. Por isso é importante manter os terrenos sempre limpos, evitando possíveis focos de transmissão. Agentes de endemias do município utilizam veículos para espalhar o produto de combate ao mosquito, através do fumacê. E a vacina é mais uma prevenção contra a doença. A faixa etária dos 15 aos 27 anos tem como foco específico estudantes de colégios e universidades, bem como do mercado de trabalho, vulneráveis e expostos aos riscos da doença.

Sobre a vacina

As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas, e protege contra quatro subtipos virais da doença. 

A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas. 

Fonte: Assessoria