106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu promoveu uma ação de conscientização intitulada de ‘Dia D’ de combate à dengue, nesta terça-feira (28). Junto de ações paralelas para chamar atenção das pessoas, foram distribuídas 7 mil mudas de citronela e 3,5 mil saches com semente de crotalária. A iniciativa pretende inibir qualquer possibilidade de epidemia da doença, de acordo com o presidente do Comitê da Dengue, Edílio Diesel.
( Edílio Diesel 1 )
O próximo passo é realizar uma abordagem mais direta, a exemplo do que foi realizado em 2016, quando foi feito um trabalho nos bairros de recolha de entulhos, segundo Diesel.
( Edílio Diesel 2 )
Nesta ação realizada na Avenida Farroupilha, durante o dia de ontem (28), o que chamou atenção foi a grande procura pelas plantas oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ambas poderão ajudar a combater o mosquito Aedes Aegypti.
A prática vem se tornando mais comum Brasil afora. A citronela é repelente de insetos e com esta iniciativa as cidades de Tupã, Guararapes e Sorocaba, no interior de São Paulo, tiveram redução de casos de dengue.
Os números mais surpreendentes são de Sorocaba. As notificações caíram de mais 20 mil para menos de 2 mil, no ano de 2016.
A crotálaria, por exemplo, atrai libélulas, predador natural, tanto na fase de larvas quanto fase adulta do mosquito. A cidade de Andradina, também no interior de São Paulo, iniciou este projeto em 2014, chegando a plantar 300 quilos de sementes da planta, depois de sofrer com duas epidemias.
Com informações do Uol e G1.
Fonte: Alessandro Kunhaski