Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bananeiros paraguaios tentam impedir entrada da fruta brasileira pela Ponte da Amizade

Preocupação é que uma praga presente das lavouras brasileiras possa contaminar a plantação paraguaia

  • 20/12/2017
  • Foto(s): Cultura Foz
  • Região
Bananeiros paraguaios tentam impedir entrada da fruta brasileira pela Ponte da Amizade

Produtores de banana estão parados na aduana paraguaia da Ponte Internacional da Amizade, acompanhando a fiscalização para evitar a entrada da fruta produzida no Brasil. A preocupação dos produtores paraguaios é uma praga que estaria causando estragos na produção brasileira e que poderia contaminar as plantações no país vizinho.

Os produtores contam que receberam a informação que cerca de 50 mil quilos de banana estaria sendo preparada para atravessar a fronteira. Os produtores que chegaram à fronteira na terça-feira (19), flagraram a apreensão de caixas da fruta, trazidas para ser vendida em Cidade do Leste e cidades da região. Os produtores colocaram cal sobre as frutas para evitar a propagação da praga.

Um comunicado emitido pelo Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal e de Sementes (SENAVE) do Paraguai, informou que existe a preocupação do ingresso de pragas inexistentes nas lavouras do país, como a sigakota negra, moco do banano e opogina sacchari.

Na comunidade Tembiaporã, existem 5 mil produtores, com 9 mil hectares cultivados, o que segundo eles, é suficiente para abastecer o mercado local, embora a venda ainda seja baixa devido a grande quantidade do produto vindo do Brasil.

Fonte: Cultura Foz