Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

DEPEN suspende visitas durante reforma na Penitenciária de Cascavel

A violenta rebelião, além da destruição de 70% da estrutura, deixou três agentes feridos

  • 11/11/2017
  • Foto(s): massanews
  • Policial
DEPEN suspende visitas durante reforma na Penitenciária de Cascavel

Luiz Alberto Cartaxo Moura, diretor Geral do Departamento Penitenciário (DEPEN), disse em entrevista coletiva, na tarde deste sábado (11), que o órgão vai investir R$ 100 mil em um fundo para reforma inicial da Penitenciária Estadual de Cascavel.

A violenta rebelião, além da destruição de 70% da estrutura, deixou três agentes penitenciários feridos, um em estado grave, dois presos foram mortos e 33 detentos ficaram feridos. SAMU e SIATE montaram uma estrutura no local para realizar os atendimentos médicos.

Durante a verificação, logo após a fim do motim, dois túneis foram descobertos no presídio e ainda não se sabe quantos presos conseguiram fugir. 

O fornecimento de água foi restabelecido, mas a energia elétrica ainda não voltou, pois o incêndio danificou boa parte da fiação.

Segundo Cartaxo, os 270 presos transferidos durante a rebelião para a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), devem voltar para a unidade. No início do motim havia 970 detentos no presídio. A rotina dos presos não será alterada e eles terão que trabalhar na reconstrução. A reforma não tem prazo para terminar e as visitas estão suspensas.

Em nota, o DEPEN comunicou que a retomada das visitas nas cadeias de Curitiba, Maringá e Londrina, neste domingo (12), foi objeto de acordo para o fim da rebelião da PEC, o que garantiu a entrega dos reféns. Mas também deixou claro que isso fica a cargo dos diretores administrarem em cada unidade. Portanto, comunicou que com exceção da PEC e PIC, ele autorizou a normalização das visitas. A PEC segue sem visitas por prazo indeterminado, até que a unidade seja recuperada. A PIC só retornará quando a unidade voltar à normalidade.

Fonte: massanews