Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo faz reunião técnica com prefeitos sobre o Verão Paraná

Representantes de instituições do Estado e gestores de todos os municípios do Litoral discutiram ações que serão adotadas durante a temporada de praias.

Governo faz reunião técnica com prefeitos sobre o Verão Paraná

O Governo do Estado apresentou aos prefeitos dos municípios do Litoral, nesta segunda-feira (09/10), o andamento dos preparativos para o Verão Paraná 2017/2018.

Representantes das instituições e secretarias envolvidas nas atividades participaram de uma reunião técnica no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.

O chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel, que também coordenará as ações da operação falou sobre a estrutura que será disponibilizada durante a temporada.

“Estamos bem adiantados no que diz respeito à Operação Verão, os esquemas de segurança estão montados, planos e ações estruturados para que nossos veranistas, e morador do Litoral, fiquem tranquilos e guarnecidos”, disse.

Durante o encontro foram discutidas as questões de segurança pública, saúde, saneamento e outros assuntos relacionados à próxima temporada.

O objetivo é garantir o bem-estar, a tranquilidade e a diversão da população e dos turistas. As polícias Militar, Civil e Científica, assim como a Secretaria do Meio Ambiente e a Sanepar, apresentaram suas estratégias de atuação.

“Teremos um contingente grande e fixo que atuará para garantir a segurança da população e dos turistas. Além disso, as demais secretarias terão atividades específicas nas suas áreas visando a melhor qualidade das praias e o bem-estar do veranista", afirmou o coronel Élio.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, ressaltou a importância do envolvimento de todas as instituições que estarão presentes nas atividades do Verão Paraná 2017/2018.

“O máximo de informações que forem adiantadas para nós propicia um planejamento e atendimento melhor. São muitas pessoas no mesmo local e por isso é preciso a colaboração das prefeituras. O resultado é um aprimoramento sucessivo na execução da operação. A cada ano nós temos uma menor quantidade de ocorrências e um preparo maior”, disse.

Mesquita explicou que nesta temporada a Polícia civil cederá o seu imóvel antigo de Matinhos para Polícia Científica atuar e que todas as medidas cabíveis para garantir a estrutura dos profissionais de segurança pública estão sendo tomadas.

“Estamos priorizando todos os projetos para dar sustentação à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros”, disse.

Em relação ao Corpo de Bombeiros, o comandante da instituição, coronel Fábio Mariano de Oliveira, afirmou que a estrutura montada no ano passado será mantida e melhorada.

“A cada ano buscamos ações de qualidade para atender a população. Nosso pessoal está se estruturando e temos previsão de mais um curso de guarda-vidas para incrementar nosso efetivo. Contaremos com profissionais preparados e prontos para as respostas de emergência”, explica.

Uma das novidades para este ano será o Verão Curitibano que, segundo o coordenador geral do Verão Paraná 2017/2018.

Segundo o coronel Élio Manoel, em alguns períodos da temporada os parques de Curitiba receberão atividades específicas.

As regiões Norte e Oeste do Paraná também serão contempladas com as ações do Governo do Estado.

Fonte: AEN