Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal incentiva agroecologia em ações do Programa Encontros e Caminhos

Construção de cisterna coletiva em Missal integra agenda do programa que vai até o final de novembro, com apoio de Itaipu Binacional.

  • 19/09/2017
  • Foto(s): Imprensa Itaipu Binacional
Missal incentiva agroecologia em ações do Programa Encontros e Caminhos

Uma agenda intensa de atividades acontece até o final de novembro nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) como parte do Programa Encontros e Caminhos 2017, desenvolvido na região por um convênio entre Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

Na última semana, um grupo de produtores participou de uma oficina para construção de uma cisterna no sistema “ferro e cimento” em Missal, cidade onde o foco das ações é a agroecologia. O reservatório de 30 mil litros está sendo construído na propriedade de Rosa e Vitorino Pelissari, pequenos produtores agroecológicos instalados na Esquina Gaúcha, às margens da PR-495.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Setzner, explica que a definição do local foi estratégica. A intenção é que a propriedade se torne referência para que outros produtores, escolas e entidades conheçam o sistema. Por esse motivo, na terça-feira, dia 19, outra oficina do Programa Encontros e Caminhos será realizada no local. Desta vez, o foco da aprendizagem será a Horta Mandala.

“A intenção é aproveitar a oportunidade que o Encontros e Caminhos oferece para implantarmos modelos capazes de serem multiplicados e convertidos em benefícios aos produtores”, destaca Setzner.

Recursos

A engenheira agrônoma do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Daiana Raquel Pauletti, explica que a cisterna vai fazer parte de um sistema integrado de produção. A água da chuva vai ser captada do telhado do galpão e depois direcionada para irrigar os cultivos, especialmente a Horta Mandala, que tem um reservatório de água no seu centro. A mandala, por sua vez, é construída para fazer o melhor aproveitamento de recursos do solo e também a energia solar. A adubação ficará por conta dos dejetos da criação de frango caipira.

“Tudo está sendo feito com pouco investimento. Temos que aprender a aplicar com eficiência os recursos que chegam às nossas mãos e o Encontros e Caminhos nos ensina isso”, ressalta.

Para o casal Vitorino e Rosa, as ações do programa darão oportunidade para mudar a história da família. “Estamos recomeçando com uma nova realidade e ficamos felizes em receber outras pessoas para multiplicar o aprendizado e a ajudar mais famílias a trabalhar de forma ecologicamente correta”, comemoram.

Em 10 de outubro, o Encontros e Caminhos promoverá em Missal uma oficina de construção de aquecedor solar a partir de materiais reciclados como caixas Tetra Pak e garrafas pet. As atividades vão acontecer na propriedade de Lourdes e Adenilson Rodrigues, moradores da Linha São Sebastião.

As oficinas têm apoio do Capa e ainda contam com a participação de organizadores do Encontros e Caminhos de Ramilândia e Diamante do Oeste.

Em Mercedes, crianças e jovens participaram de uma atividade do programa na quarta-feira (13). Na ocasião, foram soltos balões com sementes de árvores nativas da região. O evento ocorreu durante o desfile cívico de emancipação da cidade.

Encontros e Caminhos

Até o final de novembro, os 29 municípios da BP3 realizarão vários eventos de cunho educativo, cultural e socioambiental, coordenados pelo Conselho dos Lindeiros. Cada cidade tem autonomia para dar seu toque às ações, conforme os objetivos da atividade.

Fonte: Imprensa Itaipu Binacional