Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto de implantação da rota turística ???Beira Parque??? é discutido pela Adetur e Parque Nacional

O projeto já está sendo trabalhado há pouco mais de um ano

  • 29/08/2017
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Projeto de implantação da rota turística ???Beira Parque??? é discutido pela Adetur e Parque Nacional

Membros da diretoria da Adetur Cataratas e Caminhos estiveram reunidos com a equipe administrativa do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, para tratar de assuntos referentes ao Projeto de implantação da rota turística “Beira Parque”.

Na ocasião, a Adetur esteve representada pelo seu presidente Flávio Degasperi, a diretora técnica Fernanda Fedrigo, a coordenadora de projetos Dayane Passos, o bolsista Diego de Oliveira, juntamente com o chefe do Parque Nacional do Iguaçu Ivan Carlos Baptiston, a analista do setor de Uso Público do PNI Cibele Munhoz e a estagiária do ICMBio Ana Maria Gonçalves Chaves.

O encontro teve como objetivo apresentar e detalhar todo o trabalho desenvolvido pela Adetur até o momento para a estruturação e implementação desta rota.

Dentre os assuntos, foram apresentados os diagnósticos do percurso traçado, o mapeamento e georeferenciamento dos trechos e pontos de interesse, bem como os locais críticos que deverão receber interferências, melhorias de acesso e adequações.

Segundo o presidente da Adetur, Flávio Degasperi, o projeto já está sendo trabalhado há pouco mais de um ano e já foram realizados pela Adetur e parceiros dois workshops que mobilizaram atores envolvidos e beneficiados com essa proposta.

“Nestes dois momentos, um em Serranópolis do Iguaçu e outro em Matelândia, ouvimos a comunidade do entorno e discutimos com instituições parcerias algumas estratégias importantes para estruturação. De posse dessas informações, a Adetur contratou uma empresa e dois técnicos para levantamento de dados e informações técnicas para estruturação da rota”, destaca.

O presidente ainda enfatiza que sinalização e ações promocionais também estão sendo pensadas. “Já desenvolvemos também um projeto de sinalização direcional e dos principais atrativos e, paralelo, nossa equipe técnica está desenvolvendo um site promocional e um aplicativo que abrigarão informações de toda a rota”, afirma.

Um dos objetivos desta rota turística é também integrar a comunidade dos municípios envolvidos, potencializando atrativos, a agricultura familiar, serviços turísticos e também resgatar a história da antiga Estrada Velha de Guarapuava.

Este caminho, que foi o primeiro e, por muitos anos, o principal percurso ligando os municípios de Foz do Iguaçu a Guarapuava, tem ainda trechos preservados e que farão parte do traçado da rota proposta.

Conforme apresentado pela equipe da Adetur, os diagnósticos realizados sobre a condição de tráfego do atual traçado da rota apontam trechos os quais não existem mais passagens abertas, principalmente às margens do Parque Nacional.

Para a diretora técnica da Adetur, Fernanda Fedrigo, a implantação de uma rota turística além de resgatar a utilização da antiga estrada Velha de Guarapuava, amplia as oportunidades para os moradores do entorno e contribuirá também na preservação do Parque.

“Atualmente, existem propriedades da agricultura familiar com potenciais turísticos no entorno do parque que poderão se beneficiar e até ampliar seus serviços com a implantação desta rota”, explica.

Outro ponto importante levantado na reunião foi a necessidade da equipe de administração do Parque juntamente com a Adetur e Itaipu percorrer e conhecer todo o traçado para avaliar no local os pontos de interferências com a área do parque.

“É importante sabermos, juntamente com o ICMBio, todos os meios e procedimentos legais para que possamos utilizar o entorno do parque como o principal atrativo para quem vem conhecer a região através desta rota turística”, finaliza Degasperi.

Próximos passos do projeto

A empresa Verd Design, contratada para consultoria no projeto, entregou na última semana o diagnóstico final de estruturação, contendo os relatórios de identificação de todos os pontos de interesse a serem sinalizados ao longo de toda a rota, bem como o layout do modelo das placas a serem utilizadas.

Também já foi dado início pela equipe técnica da Adetur e FPTI a estruturação de um site promocional e um aplicativo móvel que abrigarão informações como mapas, atrativos, serviços disponíveis na rota turística.

Na segunda quinzena de setembro, uma equipe de trabalho formada por técnicos da Adetur, da Itaipu Binacional e do Parque Nacional do Iguaçu percorrerá todo o traçado da rota para análise dos pontos que necessitarão de adequações e melhorias.

Paralelamente, a Secretaria de Turismo de Cascavel juntamente com a associação de ciclistas cascavelense estão desenvolvendo um inventário e banco de imagens dos atrativos e serviços do trecho da rota que compreende o município de Cascavel até Santa Tereza do Oeste.

O Projeto

O projeto de implantação da rota turística ligando os municípios de Cascavel a Foz do Iguaçu é uma iniciativa da ACIC – Associação Comercial e Empresarial de Cascavel, Adetur Cataratas e Caminhos, Itaipu Binacional e PFTI – Fundação Parque Tecnológico de Itaipu e tem apoio do Parque Nacional do Iguaçu, prefeituras dos municípios Lindeiros ao Parque, bem como grupos de ciclistas e organizações regionais.

A rota turística, conta com um traçado de 215 quilômetros e tem como objetivo interligar os municípios de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu por meio de um caminho interativo e com estrutura adequada para a prática de caminhada, cavalgada, cicloturismo, corrida de aventura, entre outras.

Umas das principais propostas do projeto é potencializar equipamentos e serviços turísticos do entorno do Parque Nacional do Iguaçu, bem como resgatar o valor histórico da antiga Estrada Velha de Guarapuava, o qual terá grande parte do traçado da rota percorrido pelo leito ainda existente da estrada.

Fonte: Assessoria