Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo lança Programa Nacional de Voluntariado

Iniciativa prevê participação de alunos da rede pública e desempate em concursos

Governo lança Programa Nacional de Voluntariado

O governo lançou um programa nacional de voluntariado, chamado Viva Voluntário. Nesta segunda-feira, ao lado da primeira-dama Marcela Temer, o presidente Michel Temer voltou a pedir "pacificação nacional".

A iniciativa prevê também participação de alunos da rede pública e estipula que o voluntário ganhe pontos no critério de desempate em concursos públicos.

Depois de Marcela Temer, em fala de três minutos, dizer que o voluntariado é "a maior demonstração de altruísmo que o ser humano pode dar", o presidente abriu o discurso com elogios a um "emocionante" coral de crianças que cantou o hino nacional. Mas ressaltou que ficou sensibilizado também pela "disciplina" dos pequenos.

— Bonito e emocionante não só pela voz, como pela disciplina. Surge o primeiro comando, e no segundo comando elas agem coletivamente e de maneira muito regular. Uma coisa que nós precisamos muito no Brasil.

— As crianças deram a todos nós um exemplo maravilhoso de organização, disciplina e patriotismo — emendou, voltando a pregar a "pacificação nacional" do país e criticando, sem citar nomes, "muitas pessoas que só pensam em si". Segundo Temer, o governo tem "profissão de fé" no diálogo.

O Viva Voluntário terá um site para juntar voluntários e iniciativas — privadas, públicas e de organizações da sociedade civil — e prevê uma premiação anual de pessoas e empresas. Crianças e adolescentes poderão participar, desde que autorizados ou acompanhados pelos responsáveis.

A adesão garante pontos em concursos públicos e promoções internas em órgãos do governo. No decreto desta segunda-feira, também está garantido que alunos da rede pública farão parte do programa nacional de voluntariado.

Fonte: O Globo