Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa SUSCOM+ será implantado em Medianeira

Três municípios-pilotos para estabilização de conceitos, iniciativas e prazos

  • 26/08/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Programa SUSCOM+ será implantado em Medianeira

O prefeito Ricardo Endrigo participou na manhã desta sexta-feira (25) da reunião inaugural para implantação do programa SUSCOM+ Participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica no Fórum de Medianeira.

O encontro ainda contou com a presença do procurador do CAOP SAÚDE - Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Estado do Paraná, Marco Antônio Teixeira, a promotora Andreia Cristina Bagatin, a promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira, Ana Cláudia Luvizotto Batuli, a Juíza da Comarca de Medianeira, Carolina Marcela Franciosi Bittencourt, o superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) Juliano Schmidt Gevaerd, o chefe da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávio Gedoz, e secretária de Saúde, Dayse Ana Alberton Cavalleri, a secretária de Assistência Social, Delcir Berta Aléssio e a secretária de Educação e Cultura, Clair Rugeri.

O Programa SUSCOM+ comportará, em princípio, três municípios-pilotos para estabilização de conceitos, iniciativas e prazos. ]

Localizados em regiões diversas do Paraná, com demografias distintas e oriundas de pontos diferentes de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O prefeito Ricardo Endrigo destacou que Ministério Público do Estado do Paraná, principalmente a parte que atende a saúde.

“O projeto propõe rediscutir políticas da saúde da atenção básica, ou seja, nós temos os instrumentos legais, que são Conselho Municipal de Saúde, a sociedade organizada, Conferência Municipal de Saúde, mas neste momento o que o Ministério Público está trazendo para Medianeira é uma oportunidade de fazer um contato direto também com a sociedade organizada, com as equipes de saúde pública do município e do estado, mas principalmente, com o usuário, para ouvir, discutir e debater quais soluções e indicativos da própria sociedade que possam melhorar e aperfeiçoar o SUS em Medianeira”.

O prefeito ainda lembrou que o SUS é dinâmico e está permanentemente em construção e evolução.

“Esse tipo de audiência é importante porque daqui saíram sugestões para melhorar e aperfeiçoar o sistema do SUS. Medianeira fica feliz em receber, e quero aqui agradecer quem escolheu o município, estamos felizes em ter essa oportunidade de ter essa auditoria da saúde pública de Medianeira, e que vai trazer benefícios para nós, que somos os gestores da saúde pública, mais principalmente para o usuário”, finalizou.

O objetivo do projeto é descentralizar as intervenções em saúde pública, aprofundando e disseminando ações ministeriais de execução em municípios do Paraná, com olhar mais cuidadosa para a opinião da comunidade e as correspondentes providências por parte da administração pública.

Espera-se, por essa via, que a integração dos promotores de Justiça e do Centro de Apoio, junto aos demais interlocutores, possa adicionar conhecimento, valor e inovação à atuação sanitária institucional.

Fonte: Assessoria de Imprensa