Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministério Público do Paraná apresenta ação contra ex-prefeito de Itaipulândia

O objeto do certame foi a compra de 200 cobertores

  • 25/08/2017
  • Foto(s): Daniel Castellano/Gazeta do Povo
  • Região
Ministério Público do Paraná apresenta ação contra ex-prefeito de Itaipulândia

Irregularidades na contratação de uma empresa levaram o Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de São Miguel do Iguaçu, Oeste paranaense, a propor ação civil pública por ato de improbidade administrativa em face do ex-prefeito de Itaipulândia (gestão 2009-2011).

O MPPR sustenta que a licitação, por carta convite, favoreceu um estabelecimento de propriedade da mulher do então chefe de gabinete do Município.

O objeto do certame foi a compra de 200 cobertores, adquiridos a R$ 57,90 cada (R$ 11.580,00 no total).

Além da empresa da esposa do ex-chefe de gabinete, foram convidadas a participar do processo licitatório outras duas firmas: uma do próprio ex-prefeito, transferida para o nome de uma empregada doméstica dele, e outra da mulher e filhos do diretor de Tesouraria da Prefeitura.

A Promotoria de Justiça sustenta que a situação feriu os princípios constitucionais da administração pública, notadamente a impessoalidade, moralidade e isonomia.

Como resume na ação o MPPR, “No presente caso, a toda evidência, houve imperdoável ofensa aos princípios constitucionais, eis que os requeridos [...] agiram com intuito de frustrar a competitividade, convidando apenas empresas que tinham, em seu quadro societário, parentes de servidores públicos. […] Assim, evidencia-se sobremaneira que o requerido [...], enquanto prefeito municipal, e os demais requeridos, atuaram de forma contrária aos interesses do Município de Itaipulândia, favorecendo a empresa vencedora”.

Uma eventual condenação por ato de improbidade administrativa pode levar a sanções como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o Poder Público, devolução dos valores recebidos ao erário e multa.

Fonte: MPPR