Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Foz e Itaipulândia planejam ações integradas para alavancar o turismo na região

A parceria impulsionará o setor na cidade vizinha e também irá estimular o aumento da permanência de turistas no Destino Iguaçu

  • 22/08/2017
  • Foto(s): Foz do Iguaçu - Destino do Mundo
  • Região
Foz e Itaipulândia planejam ações integradas para alavancar o turismo na região

A proposta para desenvolver o turismo integrado entre Foz do Iguaçu e Itaipulândia foi discutida durante encontro que reuniu as instituições públicas e privadas de turismo de ambas as cidades. A ação está sendo coordenada pela Prefeitura de Itaipulândia, Complexo Itaipuland, Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos e Estratégicos de Foz do Iguaçu e pelo Complexo Turístico Itaipu.

A ideia é trabalhar a oferta do turismo de forma integrada entre as duas cidades, com o objetivo de potencializar a indústria turística de Itaipulândia e aumentar a permanência média do turista em Foz.

“Foz do Iguaçu, como destino indutor, tem o dever de abraçar Itaipulândia e os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, contribuindo para o desenvolvimento do turismo regional. Esta parceria tem tudo para dar certo. Queremos aproveitar todo o nosso potencial para o turismo termal, pesca esportiva, turismo religioso, cicloturismo e turismo rural”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.

Estrutura

Um dos pontos debatidos durante o encontro foi a preparação da infraestrutura para atender melhor o turista. O prefeito de Itaipulândia, Edinei Gasparini, que está no seu primeiro ano de mandato, adiantou que o Município tem projetos de melhorias na sinalização de ruas, na criação de um portal de entrada e na transformação do Natal Iluminado em um atrativo. Além disso, está prevista a revitalização do santuário de Nossa Senhora Aparecida.

“Vamos investir bastante na área de turismo, pois sabemos que esta é uma indústria permanente. Para o verão deste ano já queremos ofertar algumas mudanças que já estão ou foram licitadas”, diz , “ e também vamos trabalhar na capacitação para melhor atender o visitante, além da conscientização turística com os moradores”, garante Gasparini.

Ainda segundo ele, a Praia Artificial de Jacutinga também passará por mudanças e ampliações. Uma das medidas a serem adotadas é a instalação de biodigestores na região para evitar o odor provocado pela indústria de suinocultura.

Lago de Itaipu

O uso do Lago de Itaipu para incrementar o turismo também esteve em pauta. O cenário com um belíssimo pôr do sol pode ser explorado, pois nos dias hoje, Itaipulândia utiliza somente a faixa de praia para o turismo.

“O objetivo é disponibilizar embarcações para realizar o transporte dos turistas que visitam as duas cidades (Foz e Itaipulândia), além de promover os esportes náuticos e a pesca esportiva. Também precisamos fortalecer o acesso rodoviário com a oferta de transporte permanente e de qualidade”, explica o gerente do Complexo Itaipu, Jaime Nascimento.

Pacotes de férias

Júlio Gaspar, diretor Geral do Complexo Itaipuland, formado por parque aquático e termal e um hotel com capacidade para aproximadamente 320 pessoas, propôs a criação de ingressos integrados entre os dois municípios. Com isso espera-se que haja mais interesse no turista ao comprar um pacote de férias.

“Acreditamos que ao inserir os ingressos dos atrativos de Foz do Iguaçu e do Itaipuland no pacote de viagem, o turista poderá programar com antecedência, o número de dias que deseja permanecer no destino, a fim de aproveitar mais as opções de lazer que a região dispõe, e isso proporciona o aumento da permanência média do turista”, acredita Gaspar.

Parque Aquático

O Parque Aquático e Termal Itaipuland criou uma infraestrutura turista, que oferece o turismo interativo e de lazer, gerando empregos e alavancando a economia do município. O quadro atual conta com aproximadamente 110 funcionários e na temporada de verão, chega a ultrapassar a casa das 300 vagas temporárias

Fonte: Assessoria de Imprensa de Foz do Iguaçu