Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Médico que acumulava cargos e não cumpria jornada responde por improbidade

O médico deixou a rede pública da cidade em agosto de 2014, após pedir demissão

  • 17/08/2017
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Médico que acumulava cargos e não cumpria jornada responde por improbidade

O acúmulo de cargos e o não cumprimento integral de jornada de trabalho levou a Justiça a decretar a indisponibilidade de bens de um médico que atuava nas redes públicas de saúde de Palotina e de Terra Roxa, municípios da região Oeste do estado.

A liminar atende ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Terra Roxa.

Entre fevereiro de 2008 e agosto de 2014, o médico acumulou jornadas em estabelecimentos da rede pública das duas cidades.

Na ação, o MPPR sustenta que, apesar de haver previsão para o acúmulo de cargos por médicos, quando há compatibilidade de horários, o profissional requerido deixava de cumprir a totalidade das jornadas propostas – 40 horas em Palotina e 20 horas em Terra Roxa.

Além disso, ele atendia em uma clínica particular. O réu declarou à Promotoria de Justiça, em uma primeira ocasião, que trabalhava “apenas 15 horas e 45 minutos para o Município de Terra Roxa”, ou seja, quatro horas e 15 minutos a menos das 20 horas contratadas. Em um segundo depoimento, disse que teria horário fixo “apenas na segunda, terça e quinta-feira”, com carga horária diária de duas horas, totalizando seis horas semanais, “montante este muito aquém do contratado, devendo 14 horas semanais, que embora não trabalhadas, eram recebidas todo o fim de mês em seus proventos”.

O médico deixou a rede pública da cidade em agosto de 2014, após pedir demissão.

Uma eventual condenação por ato de improbidade administrativa pode levar ao afastamento da função pública, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o Poder Público, devolução ao erário dos valores aferidos indevidamente e pagamento de multa.

Fonte: Massa News