Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Codetri cobra órgãos federais por segurança na Perimetral de Foz do Iguaçu

Presidente Roni Temp afirma em entrevista que faltam sinalização e iluminação adequadas na nova via, que dará acesso à Ponte da Integração.

  • 16/12/2025
  • Foto(s): SEIL-PR
  • Região

O Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri) cobrou formalmente que órgãos federais e estaduais garantam a segurança na recém-aberta Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A via é crucial para a logística da região, pois liga a BR-277 à Nova Ponte (Ponte da Integração) que deve ser inaugurada em breve.

Em entrevista concedida ao Costa Oeste News na manhã desta terça (16), o presidente do Codetri, Roni Temp, afirmou que a via foi liberada para o tráfego, mas ainda apresenta pendências que colocam os motoristas em risco.

"A nossa grande preocupação é a segurança dos usuários da rodovia. Ontem, por exemplo, um dia com bastante chuva aqui na nossa região, todo o pessoal que sai da Argentina, principalmente os caminhões, que estão usando essa perimetral à noite, a falta de sinalização e a iluminação que ainda não está pronta causam grande perigo", alertou.

Impasse entre órgãos

O presidente do Codetri destacou que o problema é agravado por um aparente impasse entre as entidades responsáveis. Segundo ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alega não ter recebido a obra devido a pendências, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) havia emitido notas indicando a entrega.

Junto ao Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (CodeFoz), o Codetri encaminhou um ofício solicitando a lista detalhada dos pontos que precisam ser concluídos e o cronograma para o término definitivo das obras, visando obter uma resposta oficial e transparente para a comunidade trinacional.

A Perimetral Leste é considerada uma obra fundamental para a logística, pois tem a missão de desviar o tráfego pesado que hoje passa pela Ponte da Amizade e pelo centro de Foz do Iguaçu, desafogando o trânsito da cidade, especialmente com a abertura da Ponte da Integração.

Roni Temp aconselhou que os motoristas que utilizarem a nova via o façam com "muito cuidado e cautela", já que a obra ainda possui restos de construção e problemas de sinalização na pista. "É uma obra fundamental, mas neste momento a gente pede, inclusive, pro pessoal do Oeste do Paraná que vir para Foz, que faça com cautela e cuidado", concluiu.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post