106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri) cobrou formalmente que órgãos federais e estaduais garantam a segurança na recém-aberta Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A via é crucial para a logística da região, pois liga a BR-277 à Nova Ponte (Ponte da Integração) que deve ser inaugurada em breve.
Em entrevista concedida ao Costa Oeste News na manhã desta terça (16), o presidente do Codetri, Roni Temp, afirmou que a via foi liberada para o tráfego, mas ainda apresenta pendências que colocam os motoristas em risco.
"A nossa grande preocupação é a segurança dos usuários da rodovia. Ontem, por exemplo, um dia com bastante chuva aqui na nossa região, todo o pessoal que sai da Argentina, principalmente os caminhões, que estão usando essa perimetral à noite, a falta de sinalização e a iluminação que ainda não está pronta causam grande perigo", alertou.
Impasse entre órgãos
O presidente do Codetri destacou que o problema é agravado por um aparente impasse entre as entidades responsáveis. Segundo ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alega não ter recebido a obra devido a pendências, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) havia emitido notas indicando a entrega.
Junto ao Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (CodeFoz), o Codetri encaminhou um ofício solicitando a lista detalhada dos pontos que precisam ser concluídos e o cronograma para o término definitivo das obras, visando obter uma resposta oficial e transparente para a comunidade trinacional.
A Perimetral Leste é considerada uma obra fundamental para a logística, pois tem a missão de desviar o tráfego pesado que hoje passa pela Ponte da Amizade e pelo centro de Foz do Iguaçu, desafogando o trânsito da cidade, especialmente com a abertura da Ponte da Integração.
Roni Temp aconselhou que os motoristas que utilizarem a nova via o façam com "muito cuidado e cautela", já que a obra ainda possui restos de construção e problemas de sinalização na pista. "É uma obra fundamental, mas neste momento a gente pede, inclusive, pro pessoal do Oeste do Paraná que vir para Foz, que faça com cautela e cuidado", concluiu.
Fonte: Costa Oeste News