106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A sexta-feira (28), dia em que São Miguel do Iguaçu celebra 64 anos de emancipação política, foi marcada por uma prestação de contas da Câmara Municipal. Em entrevista ao jornal Costa Oeste News, a presidente do Legislativo, Juliane Dandolini (MDB), abordou as conquistas da gestão e os projetos que devem sair do papel no próximo ano.
A vereadora, que está em segundo mandato e pela primeira vez na presidência da Casa de Leis, ressaltou o empenho em promover o crescimento da cidade, citando as ações em prol das mulheres e as mudanças administrativas implementadas.
Novas rotinas e busca por transparência
Dandolini destacou que a gestão foi marcada por ajustes na rotina interna da Câmara, visando mais organização e transparência. Entre as medidas, está a obrigatoriedade do registro de ponto para os servidores, uma adequação às exigências de órgãos de fiscalização.
"O Tribunal de Contas vinha cobrando... então a gente ajustou. Eu acho que também que ficou uma coisa mais organizada," disse.
Outras mudanças citadas pela presidente incluem a contratação de assessores individuais para cada um dos vereadores, a alteração no horário das reuniões de comissões para garantir maior tempo de discussão dos projetos e a implementação da Ouvidoria, acessível tanto pelo site quanto por ligação.
Semáforos e trânsito
Um dos projetos aprovados e destacado pela presidente foi o que prevê a instalação de semáforos para controle de fluxo na cidade. A proposta, apresentada em conjunto com o vereador Anderson Lazzeris (PSD), foi aprovada por unanimidade.
"Junto com o vereador Anderson a gente fez um projeto de lei aprovado por por todos os vereadores de semáforo no município. Hoje a gente sabe que o município o fluxo é muito grande. Não é que a cidade vai encher de semáforo, não é, vai existir quatro pontos em São Miguel do Iguaçu," afirmou.
A presidente informou que o município já está com um engenheiro de trânsito realizando um estudo para definir os quatro pontos com maior necessidade de sinalização.
Concurso público
A espera por um concurso público para a Câmara está perto do fim. Juliane Dandolini confirmou que o processo está em andamento, protocolado junto à prefeitura, e com expectativa de lançamento para o próximo ano.
"A gente vai fazer concurso, alguns cadastros de reserva, e vamos ter três vagas para ser chamada. Isso pro ano que vem," garantiu a presidente. A previsão é que o edital seja lançado entre fevereiro e março, tendo a Unioeste como banca organizadora.
Além do concurso, a Câmara também tem prevista uma reforma interna, com processo de licitação previsto para janeiro.
Dandolini encerrou a entrevista parabenizando a cidade. "Eu amo São Miguel do Iguaçu, feliz em crescer e construir a família aqui... Tenho muito orgulho de viver aqui," concluiu.
Fonte: Costa Oeste News