106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O cooperativismo nasceu da união de pessoas com um propósito comum — e essa essência também marcou o início da Cresol Conexão. A história da cooperativa começou pela iniciativa de micro e pequenos produtores rurais que não tinham acesso ao crédito e decidiram fundar a instituição em São Miguel do Iguaçu, em 23 de janeiro de 2010. Esse movimento já vinha sendo construído anos antes, quando os municípios de Missal, Medianeira e Serranópolis do Iguaçu aderiram ao sistema Cresol em 2006.
Ao completar 15 anos de atuação, a Cresol Conexão decidiu homenagear seus sócios-fundadores — aqueles que acreditaram no projeto, investiram recursos e colocaram seus nomes na ata de fundação. O grupo foi recebido pelo presidente Adenilson Zanelatto para um café da manhã especial, com conversas e recordações nas agências de Missal, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Matelândia, durante os meses de outubro e novembro de 2025.
O início da Cresol Conexão foi marcado pela simplicidade: salas de atendimento de apenas 15 metros quadrados, anexas aos sindicatos rurais, mas com muita determinação para impulsionar o novo projeto. Hoje, a cooperativa carrega uma trajetória construída com respeito e atenção às pessoas, oferecendo soluções financeiras para o campo, empresários e pessoas físicas, sempre com foco na proximidade e na excelência.
“São pessoas que acreditaram muito na cooperativa. Estamos reconhecendo essa história e esses cooperados com mais de 15 anos, que foram os fundadores”, destacou o presidente Adenilson Zanelatto. Durante os encontros, ele releu trechos da ata de fundação e relembrou desafios do início, como a liberação dos primeiros créditos e os aportes iniciais de cem ou cento e cinquenta reais feitos pelos fundadores. Em São Miguel do Iguaçu, por exemplo, a Cresol Conexão começou com um capital total de apenas R$ 3.900,00 — um início modesto, movido por coragem e pela força da cooperação.
O clima entre os participantes foi de alegria e orgulho ao acompanhar as novidades apresentadas pelo presidente: a Cresol Conexão deverá alcançar 15 mil cooperados em 2025 e se aproxima da marca de R$ 1 bilhão em ativos administrados.
“Não havia uma instituição financeira que apoiava o pequeno agricultor, e a Cresol foi esse meio. Na época eu trabalhava praticamente como diarista e agregado, e graças aos incentivos da Cresol, hoje sou pequeno produtor de leite”, relatou o cooperado Jandir José Berno.
O conselheiro de Administração e sócio-fundador da Cresol em Missal, Nadir Birck, também relembrou que o começo foi marcado por grandes dificuldades. Segundo ele, os números atuais demonstram a confiança dos cooperados, o crescimento e a seriedade do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Durante as rodas de conversa, os cooperados reforçaram a proximidade da Cresol e o atendimento diferenciado, que permitiram oportunidades de crescimento graças ao acesso ao crédito. A Cresol Conexão também homenageou entidades fundamentais em sua trajetória, como os sindicatos rurais e o IDR-Paraná (antiga Emater).
O presidente Adenilson Zanelatto ainda destacou a continuidade da expansão da Cresol Conexão no Noroeste do Paraná e no estado do Tocantins, sempre mantendo a essência de atender as necessidades dos cooperados com transparência, agilidade e excelência.
“A gente vê que a Cresol hoje ajuda muito as pessoas. Se você precisa de algo, eles dão um jeito e nunca te deixam na mão. E torcemos para que continue assim: acolhendo e ajudando muitas pessoas”, afirmou Pedricia Ludwig, de Missal (PR). Cada cooperado recebeu um jogo de xícaras de café na cor laranja para expressar a gratidão e reconhecimento da Cresol Conexão.
Fonte: Assessoria