Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Alunos de escola pública do Paraná vencem feira científica com projeto inovador de combate à dengue

Colégio Nestor, de São Miguel do Iguaçu, conquista o primeiro lugar na Feira Científica da UTFPR com trabalho sobre monitoramento e prevenção de focos do Aedes aegypti.

  • 11/11/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

A ciência desenvolvida em sala de aula rendeu um importante reconhecimento para a educação pública do Paraná. Alunos do Colégio Estadual Nestor Vítor, de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do estado, conquistaram o primeiro lugar na Feira Científica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizada em Curitiba.

O projeto vencedor é um trabalho prático focado no monitoramento e na prevenção da proliferação do mosquito *Aedes aegypti*, vetor da dengue, zika e chikungunya.

O estudante Gustavo Bonometo, que defendeu o trabalho, explicou que a metodologia consiste em utilizar armadilhas artesanais feitas com garrafas pet, que atraem o mosquito, mas impedem que ele finalize o ciclo reprodutivo na área escolar.

 “O projeto consiste no monitoramento e na prevenção da criação dos focos de *Aedes aegypti*. Produzimos armadilhas para chamar o mosquito, mas ele não vai se propagar, pois ele coloca o ovo ali, se desenvolve, mas não consegue sair. É uma forma de você parar o ciclo e proteger a comunidade”, explicou o aluno.

A comitiva da escola levou nove alunos, a professora Jocimara Monsani, e duas mães para a capital paranaense. A professora destacou que a viagem e a participação só foram possíveis graças ao engajamento da comunidade escolar e ao apoio da prefeitura.

“A nossa ida a Curitiba já foi um grande resultado, pensando na questão financeira. Conseguimos cobrir tudo que precisávamos graças à comunidade, aos professores, funcionários e familiares dos alunos. O primeiro lugar foi a coroação desse esforço”, afirmou Jocimara.

Além do projeto sobre a dengue, o Colégio Nestor apresentou outros dois trabalhos desenvolvidos no Clube de Ciências, incluindo um sobre Abelhas Sem Ferrão, e um projeto de biotecnologia na horta escolar.

Para Gustavo, a conquista não foi apenas acadêmica. O aluno ressaltou a experiência: “Foi um evento totalmente diferente do normal que a gente está acostumado. Trouxe uma gama de conhecimento superior que a gente conseguiria ter aqui em volta. Foi a primeira vez que fui a Curitiba, graças ao projeto”.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post