106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O município de São Miguel do Iguaçu mobilizou equipes de resgate e apoio humanitário para prestar auxílio a Rio Bonito do Iguaçu, vizinho duramente atingido por um tornado na última sexta-feira (7). Em entrevista na manhã deste sábado (8), o soldado Frey, do Corpo de Bombeiros, e Adriana Motta, assessora da Defesa Civil de São Miguel do Iguaçu, detalharam a situação de devastação e as ações de socorro.
De acordo com o soldado Frey, Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada do Paraná, com a estimativa de que 80% do município tenha sido devastado.
"Segundo o Simepar, está confirmado que foi de fato um tornado, que pode ter chegado à categoria F3, o que significa que os ventos ultrapassaram 250 km/h", explicou o soldado.
A tragédia já contabiliza cinco mortes confirmadas e mais de 400 pessoas que precisaram de atendimento médico. O militar ressaltou a dificuldade no socorro, já que a cidade teve a infraestrutura severamente comprometida, ficando sem hospitais e locais adequados para abrigar os desabrigados. Equipes de busca continuam trabalhando nos escombros, e a preocupação é de que o número de vítimas fatais possa aumentar.
A resposta de São Miguel do Iguaçu foi imediata. Adriana Motta informou que a Defesa Civil local se reuniu e despachou a primeira força-tarefa ainda na madrugada.
"Os quatro agentes de Defesa Civil que foram são socorristas também, eles têm todos os cursos em dia, então é de grande valia essa ajuda", afirmou a assessora Adriana Motta.
Uma equipe de São Miguel já está presente no município atingido prestando socorro e auxílio nas buscas. Uma segunda equipe de apoio do município deve se juntar à força-tarefa na próxima semana, para reforçar os trabalhos de ajuda humanitária e reconstrução.
População pode ajudar
Colaborações estão sendo aceitas para auxiliar o município atingido. O ponto de coleta para doações é o Quartel do Corpo de Bombeiros em São Miguel do Iguaçu.
Fonte: Costa Oeste News