Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Cemitérios Central e Parque em São Miguel do Iguaçu recebem centenas de fiéis no Dia de Finados

Movimentação intensa marca celebração religiosa e homenagens aos entes queridos no feriado de 2 de novembro.

  • 02/11/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Cemitérios Central e Parque em São Miguel do Iguaçu recebem centenas de fiéis no Dia de Finados

O feriado de Dia de Finados, celebrado neste domingo (2) em todo o Brasil, levou uma grande quantidade de pessoas aos cemitérios de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O tempo bom, com céu aberto, foi um fator que contribuiu para que diversos fiéis comparecessem à Missa de Finados realizada às 8h da manhã no Cemitério Central da cidade.

O ato religioso, tradicional para a data no calendário católico, lotou as dependências internas e externas do local. Muitos fiéis seguiram a celebração de fora, onde também foram oferecidos serviços e homenagens. Ao lado de fora dos Cemitérios, foram realizados atendimentos de aferição de pressão e a distribuição de rosas pelo Plano SAFF, uma atitude tradicionalmente vista neste dia. 

A Simbologia Católica do Dia de Finados

Para a Igreja Católica, o dia 2 de novembro, conhecido como Dia dos Fiéis Defuntos, não é uma celebração da morte em si, mas sim um momento de memória, oração e fé na ressurreição.  As tradições da fé na data incluem o acendimento de velas, cuja chama simboliza a luz de Cristo que ilumina a vida e a esperança da ressurreição, e o uso de flores nos túmulos, que são o símbolo da ressurreição e da vida que floresce mesmo após a morte. Missas e orações são atos centrais, buscando a intercessão pelos falecidos e expressando a crença na Comunhão dos Santos (união entre os vivos e os mortos em Cristo). O dia é, portanto, um importante momento para os católicos refletirem sobre a finitude da vida e renovarem a esperança no reencontro prometido pela fé cristã.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post