
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O domingo amanheceu com cheiro de terra molhada e o ronco inconfundível dos motores ecoando pelas ruas de Serranópolis do Iguaçu. Era o primeiro treino livre do XIV Arrancadão de Jericos, edição especial de 20 anos, e a cidade inteira parecia despertar ao som da adrenalina
No Jericódromo, como é conhecida a pista oficial do evento, competidores de todas as partes deram suas primeiras voltas. Alguns ajustaram os jericos à beira da pista, improvisando mecânica e estratégias, enquanto a chuva transformava o cenário em um verdadeiro desafio. A lama, escorregadia e espessa, mostrava que o percurso seria intenso, exigindo resistência e habilidade dos pilotos.
Entre os presentes, estava Peterson Bastos, de Tupãssi, que trouxe seu veículo em um caminhão para testar cada curva. “Tudo tem um custo, né? Mas é um esporte que a gente se diverte. Hoje todo hobby tem seu custo para participar. A gente já participou na edição passada, mas naquela época não tivemos a oportunidade de treinar e acabamos tendo problemas na competição. Coisas de principiante, problema com polia, questão da água e ser diferente. Mas fomos bem recebidos e fizemos muitas amizades. Este ano decidimos ir para competir mesmo e pra isso precisávamos treinar. Pegamos a pista em uma condição bem severa, bastante chuva. Até pessoal experiente comentou que pegamos o melhor cenário: a prova de fogo. Se o jerico passar nesse teste, no dia da competição não terá dificuldades. Foi muito legal, reunimos com o pessoal, fizemos o almoço, passamos o dia e nos divertimos”, contou.
Bastos também destacou a importância do treino. “É muito importante treinar, porque você prepara o jerico por dois anos e, se não houver treino, qualquer problema pode impedir que você conclua a prova. Não é só velocidade — é resistência. Tem que ser o menos lento e o mais resistente ao mesmo tempo” explica.
O primeiro treino livre já deu um aperitivo do que o público poderá conferir entre 14 e 16 de novembro. Com participantes de toda a região e até de outros estados, o evento promete ser um dos maiores já realizados em Serranópolis do Iguaçu, reunindo emoção, lama e tradição. O Arrancadão não é apenas corrida: é identidade, paixão e orgulho de uma cidade inteira.
Fonte: Assessoria