Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Atletas de karatê de São Miguel do Iguaçu relatam experiências em mundial no Japão

Além de medalhas, delegação brasileira destaca experiência cultural, educação e eficiência do transporte em Tóquio.

  • 12/09/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Esportes

A volta para casa após o campeonato mundial de karatê em Chiba, no Japão, trouxe mais do que medalhas para os atletas paranaenses. A delegação, que esteve no país de 31 de julho a 12 de agosto, relata que a viagem se tornou uma verdadeira lição de vida, com destaque para a rica experiência cultural fora dos treinos.

Em entrevista, o professor Tramontin e os atletas Deyvid Macagnan e Isabel Cardoso contaram que, além das competições, puderam vivenciar de perto a cultura japonesa. Eles destacaram o respeito, a educação e a hospitalidade do povo como pontos que mais impressionaram a equipe. A visita à capital, Tóquio, também rendeu elogios, especialmente à eficiência e pontualidade do sistema de transporte público.

A experiência ressalta um dos pilares do karatê: a formação de caráter. Segundo o professor, a disciplina e o foco aprendidos no esporte se refletem em situações fora do tatame. Mesmo sem uma medalha, o atleta Deyvid  valoriza a jornada: "É uma experiência de vida que me marcou para sempre".

Para Isabel Cardoso, a jovem que conquistou a única medalha de ouro do Brasil na competição, o equilíbrio entre o foco no esporte e a absorção da cultura local foi fundamental. A atleta, que pratica karatê há 12 anos, enfatiza o preparo mental, do sono e da alimentação, pilares de um atleta que vão além do treino físico.

Mais do que o resultado, o legado da viagem está nas lições de respeito e na valorização da jornada, que os atletas e o professor carregam consigo, inspirando-se nos valores do Japão para as próximas competições e para a vida.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post