Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Copel lança projeto que dá desconto para recarga de veículos elétricos na madrugada

Nomeada de Tarifa Mobiflex Copel, a iniciativa é autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Copel lança projeto que dá desconto para recarga de veículos elétricos na madrugada

A Copel está iniciando um projeto-piloto que pode dar origem a uma nova modalidade tarifária para usuários de veículos elétricos que fazem a recarga em casa. Nomeada de Tarifa Mobiflex Copel, a iniciativa é autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O objetivo é incentivar, por meio de desconto, o carregamento domiciliar dos carros entre meia-noite e 6 horas da manhã. A economia na conta de luz pode chegar a 12%. 

Segundo o engenheiro da Copel responsável pelo projeto, Rodrigo Braun dos Santos, a iniciativa representa um passo importante para a inovação no setor elétrico. “O estudo permite que os consumidores tenham uma tarifa diferenciada capaz de recompensar o uso da energia em horários de menor demanda. Além da economia direta, queremos contribuir para a sustentabilidade e a otimização da rede elétrica, promovendo um uso mais consciente e eficiente da energia”, afirma. 

Com previsão de duração de um ano, o projeto-piloto está com inscrições abertas. Os interessados em colaborar devem preencher um formulário de inscrição disponível no site https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/tarifa-mobiflex/. O formulário também foi distribuído via WhatsApp para clientes proprietários de veículos elétricos que deram autorização à Copel para receber mensagens da empresa, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

As vagas são limitadas e a seleção será feita com base no perfil da unidade consumidora e critérios técnicos do projeto-piloto. Quem for selecionado receberá uma resposta da companhia de energia.  

Realizado em parceria com as empresas Daimon e Essenz, o projeto-piloto é direcionado aos consumidores atendidos em baixa tensão. A baixa tensão é a energia entregue diretamente nos padrões comuns em casas, pequenos comércios e propriedades rurais, em 127 V ou 220 V. Para participar, os clientes precisam ter veículo elétrico plug-in, realizar o carregamento na residência e possuir carregador portátil ou Wallbox.  

Quem já utiliza outras tarifas subsidiadas, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, não pode participar. Os outros critérios que excluem a participação são mudar o ponto de conexão durante o período de um ano de realização dos testes, haver procedimento irregular na unidade consumidora, não responder as pesquisas que serão disponibilizadas no decorrer do projeto-piloto, ficar inadimplente com a Copel e, também, mudar o nome do responsável pela unidade consumidora onde é feito o carregamento durante o período de um ano de realização do estudo.  

Durante o projeto-piloto, o consumidor continuará recebendo a fatura de energia normalmente, com comparativos das tarifas. Caso deseje, poderá sair do estudo a qualquer momento, retornando à tarifa convencional em até 30 dias. 

Amparo legal  

O projeto está amparado pela Resolução Normativa ANEEL nº 966/2021 e pela Resolução Autorizativa nº 15.400/2024. O primeiro documento, abrangente, regulamenta o desenvolvimento e aplicação de projetos-piloto que envolvem faturamento diferenciado por parte das empresas de distribuição de energia elétrica. O segundo documento é voltado direta e especificamente à Copel, autorizando a companhia a realizar o estudo.  

Sandboxes tarifários  

A Tarifa Mobiflex Copel está inserida no contexto dos sandboxes tarifários promovidos pela ANEEL. A palavra “sandbox” pode ser traduzida como “caixa de areia”. Ela faz menção a um ambiente seguro e controlado para experimentação e estudo. Trata-se de uma referência à liberdade com que as crianças testam suas ideias em parques.  

Da mesma forma, os sandboxes tarifários oferecem às concessionárias um espaço para testar, de forma segura e temporária, inovações que fogem da regulação tradicional. Por um período determinado, as regras são flexibilizadas para que novas modalidades tarifárias surjam e a inovação aconteça.  

SERVIÇO 

Inscrições: via formulário no site da Copel ou WhatsApp 

Início do projeto: Contatos com os primeiros consumidores já começaram em julho, via WhatsApp 

Duração: 12 meses 

Mais informações:  https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/tarifa-mobiflex/ 

Fonte: Assessoria

Autor do post

Mais lidas relacionadas deste mês

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557

Categorias relacionadas