Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

3ª Caminhada do meio-dia: ‘Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres em Medianeira’

A abertura foi realizada na praça Angelo Darolt e contou com a presença de autoridades, conselhos municipais, sociedade civil organizada, entidades e população.

  • 22/07/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
3ª Caminhada do meio-dia: ‘Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres em Medianeira’

Medianeira realizou na manhã de terça-feira (22) a 3ª Caminhada do Meio-Dia, esta é uma ação que compõe a Campanha Estadual “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”.

A abertura foi realizada na praça Angelo Darolt e contou com a presença de autoridades, conselhos municipais, sociedade civil organizada, entidades e população.

Lançada em 2023, a campanha estadual faz referência ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e tem como foco a prevenção, a conscientização e a mobilização social para o enfrentamento dessa grave violação de direitos humanos.

O prefeito Antonio França destacou a importância da mobilização. “A união por uma causa, traz mais força. Ficamos tristes ao ver os números, por isso ações como esta se fazem necessárias para que, cada vez mais, possamos conscientizar as pessoas, já tivemos avanços, mas o que nós queremos é que não haja mais casos de violências de gênero, estamos aqui lutando pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres”, enfatizou.

A caminha foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/CMDM, Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Prefeitura Municipal, e teve como parceiros: Conselho da Comunidade da Comarca de Medianeira, Conselho Comunitário de Segurança de Medianeira – CONSEG, Polícia Militar, Programa Mulher Segura Paraná, Lions Medianeira Parque Iguaçu, Lions Clube Medianeira, OAB Medianeira, Acime Mulher, Fecomercio PR, SESC, SENAC, Câmara da Mulher Empreendedora, Associação Casa da Amizade de Medianeira, Rotary Club de Medianeira Rio Alegria e Rotary Club de Medianeira Caminho do Colono.

Por quê a caminhada foi instituída ao meio-dia?  O meio-dia foi escolhido por ser um horário simbólico: representa o momento em que muitas dessas mulheres, quando vivas, estariam almoçando com suas famílias, amigas ou no trabalho. A caminhada nesse horário expressa o luto coletivo, a memória dessas vidas perdidas e o compromisso público por uma sociedade livre de feminicídios.

CANAIS DE DENÚNCIA:

Disque 190 – Polícia Militar (em caso de emergência);

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (para denunciar e combater a violência doméstica. A denúncia é anônima e gratuita em todo o Brasil);

Ligue 181 – para denunciar casos que não estejam ocorrendo no momento;

192 ou 193 – para socorro hospitalar caso a mulher esteja ferida;

Polícia Civil – registro de Boletim de Ocorrência, presencial ou on-line, através do site https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO”; na delegacia, a vítima pode solicitar medidas protetivas;

Aplicativo 190 PR – canal de comunicação com a Polícia Militar; possui o Botão do Pânico Virtual;

CREAS – (45) 3264-8693

Fonte: Assessoria

Autor do post