Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PCPR deflagra operação contra fraudes em concursos públicos

Durante a ação, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, nos municípios onde estão localizadas as cinco bancas de concursos investigadas e seus representes

PCPR deflagra operação contra fraudes em concursos públicos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação policial que apura fraudes em concursos públicos, na manhã desta quinta-feira (11), em Cascavel, no Oeste, e Umuarama, no Noroeste do Estado. Os contratos supostamente ilícitos com os órgãos públicos somam mais de R$ 22 milhões.

Durante a ação, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, nos municípios onde estão localizadas as cinco bancas de concursos investigadas e seus representes. Foram apreendidos celulares, computadores e documentos.

A ação contou com a participação de 84 policiais civis e quatro peritos da Polícia Científica do Paraná.

De acordo com o delegado da PCPR Lucas Américo, as investigações iniciaram a partir de denúncias de populares de São Miguel do Iguaçu acerca de fraudes no concurso público realizado em 2019 naquele município.

“Foi dando conta de venda de cargos, apadrinhamentos, fraudes no preenchimento de gabaritos e, ainda, que as bancas “concorrentes” seriam uma coligação espúria para angariar contratos com a Administração Pública”, explica o Américo.

Ao longo das diligências, foram reunidos elementos e analisados documentos que indicam o conluio, bem como indicativos de um padrão fraudulento oferecido a órgãos públicos.

“Constatou-se, ainda, que algumas das pessoas jurídicas se trata de fantasmas ou laranjas, servindo para fornecerem orçamentos e documentação para cumprir formalidades em procedimentos licitatórios, gerando ilusão de competição, necessária para o esquema criminoso”, conclui o delegado.

Através da investigação foi identificado que o modus operandi delitivo ser repetiu ao longo dos anos em diversos municípios paranaenses, inclusive em outros Estados do Brasil.

DENÚNCIAS- A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento das investigações.  

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 181 do Disque-Denúncia e (45) 35353-0592 diretamente à equipe de investigação.

Fonte: PC