Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sobe para quatro o número de mortes por dengue em Cascavel; cidade passa dos 10,5 mil casos confirmados

Município convoca 121 profissionais aprovados em concursos públicos e testes seletivos para reforçar atendimentos. Seis unidades de saúde são exclusivas para casos de dengue na cidade.

  • 29/03/2024
  • Foto(s): Reprodução/RBS TV
  • Região
Sobe para quatro o número de mortes por dengue em Cascavel; cidade passa dos 10,5 mil casos confirmados

Subiu para quatro o número de mortes por dengue em Cascavel, no oeste do Paraná, no atual ano epidemiológico iniciado em agosto de 2023, informou a segundo a Secretaria de Saúde do município nesta quinta-feira (28).

A vítima que consta no novo boletim é uma mulher, de 48 anos, que não possuía comorbidades. Os dados mostram ainda que a cidade passa dos 10,5 mil casos confirmados da doença.

Devido ao aumento crescente dos casos, a cidade anunciou nesta quinta (28) que está convocando 121 profissionais aprovados em concursos públicos e testes seletivos para reforçar atendimentos da saúde na cidade. Os editais com os aprovados podem ser consultados aqui.

Os bairros com mais casos confirmados da doença na cidade são Cascavel Velho, Periollo, Morumbi, Interlagos e Floresta. Todos eles com mais de 500 casos positivos cada.

Seis unidades exclusivas para dengue

A Secretaria de Saúde de Cascavel, tornou mais três unidades de saúda da família (USF) exclusivas para atendimento da dengue desde a última terça-feira (26) devido ao aumento significativo de casos na cidade.

Os atendimentos nas unidades ocorrem das 7h às 19h, até esta quinta-feira (28). No feriado nacional de Sexta-feira Santa (29), não terão atendimentos nas unidades de saúde, retornando o atendimento normal na segunda-feira (1º).

As unidades agora exclusivas de dengue não terão aplicação de vacinas contra a gripe, assim como os demais atendimentos. Todos - com exceção de gestantes - serão encaminhados para as unidades busquem outras unidades mais próximas.

As unidades exclusivas são:


USF Morumbi

USF Presidente

USF Pioneiros Catarinense

Ipanema

Tio Zaca

Nova Cidade.

Principais sintomas

Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.

Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:


Dor de cabeça intensa

Dor atrás dos olhos

Dores musculares e articulares

Náusea e vômito

Manchas vermelhas no corpo

O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue.


Fonte: G1

Autor do post