Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estiagem ameaça plantio de milho na comunidade São Lourenço em São Miguel do Iguaçu

Agricultores enfrentam desafios com a seca e buscam soluções para garantir a produtividade.

A comunidade agrícola de São Lourenço, situada em São Miguel do Iguaçu, está enfrentando uma séria ameaça à safra de milho devido à estiagem prolongada, o que tem gerado preocupações entre os agricultores locais.

Ataide de Candio, um dos agricultores afetados, compartilhou a apreensão: “Esse ano foi plantado esse milho em 18 de janeiro, foi uma época muito boa, cedo. Isso nos dá a expectativa de alta produtividade. Esse milho foi realizado um alto investimento, foi feito bastante adubação, muito boa, em torno de 20 sacos, foram feitos até o momento duas aplicações de fungicida. Temos um custo de 250 sacos por alqueire. Então foi realizado um alto investimento devido a esse plantio antecipado e agora estamos sofrendo com essa seca. O preço da saca de milho também tá muito baixo.”

O presidente do sindicato local, Evandro Ghellere, ressaltou o diálogo entre os agricultores e os agentes financeiros para acessar o Pro-Agro, um seguro do Governo Federal que visa amparar os agricultores do PRONAF e do pronamp em casos de perdas na produção. Ghellere enfatizou: "A gente já vem conversando com os agricultores e também com os agentes financeiros a respeito do pro-agro que é um seguro do Governo Federal, para aquele agricultor que é do PRONAF e também do PRONAMP. O agricultor vai acionar o pro-Agro, o perito vai analisar quantos sacos pro alqueire que vai dar essa produção e a diferença, o governo federal vai estar ressarcindo."

Além das preocupações dos agricultores, as previsões meteorológicas do meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, agravam a situação. Reinaldo alertou que "a tendência para as próximas semanas é de tempo seco, com pouco volume de chuva. Há previsão de alguma chuva passageira na semana que vem, entre 18 a 20 de março, devido a uma frente fria, porém não deve provocar um volume de chuva muito expressivo. Até a chegada desse sistema frontal, nós vamos enfrentar na região oeste uma nova onda de calor, com as temperaturas até 5ºC acima da média histórica. Espera-se temperaturas em torno de 37, 38ºC de máximo ao longo dos próximos dias, combinando um calor bem severo no final de semana."

Diante deste cenário desafiador, os agricultores da comunidade São Lourenço estão unindo esforços e buscando alternativas viáveis para enfrentar os impactos da estiagem. Com determinação e resiliência, eles estão determinados a encontrar soluções que garantam a continuidade das atividades agrícolas, mesmo diante das adversidades climáticas.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post