Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

6ª Nipofest promove a conexão cultural entre o Japão e o Brasil

Evento acontece neste final de semana, no Centro de Eventos de Cascavel.

  • 05/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
6ª Nipofest promove a conexão cultural entre o Japão e o Brasil

Com o intuito de ampliar a difusão da cultura japonesa e levar conhecimento às futuras gerações, a ACEC (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel) está organizando a 6ª edição da Nipofest Cultural, que será realizada neste final de semana, nos dias 09 e 10 de março, no Centro de Eventos de Cascavel. Com expectativa de receber 25 mil visitantes ao longo dos dois dias de intensa programação, o evento visa proporcionar uma experiência enriquecedora que permita a disseminação de aspectos fundamentais da cultura japonesa e, simultaneamente, fomentar a integração e valorização mútua entre as culturas japonesa e brasileira. 

Segundo o coordenador geral da Nipofest, Vander Matsumoto, a realização do evento tem como propósito principal a transmissão de ensinamentos e vivências japonesas, visando a construção de elos sólidos entre as comunidades envolvidas.

A ACEC, responsável pela realização da Nipofest, já é conhecida por ser referência na disseminação da cultura japonesa em Cascavel, com o desenvolvimento de atividades culturais, como o taiko - que engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão -, canto japonês, atividades de dança e, também, a parte esportiva, com o projeto de tênis de mesa, além da oferta do curso da língua japonesa. 

“Essa proximidade da cultura japonesa com a população já existe há mais de 56 anos por meio da ACEC. Com a Nipofest, tudo isso ganhou proporções ainda maiores, pois nos dias do evento, temos de forma intensa a cultura, esporte e culinária japonesa são disponibilizadas para a população de Cascavel, com a abrangência para os municípios vizinhos. Muitos vêm de caravanas para participar de toda a programação”, diz Matsumoto. 

Programação

Para essa edição, os visitantes encontrarão diversas opções gastronômicas, incluindo pratos como o yakisoba, sukiyaki, sushis, hot sushi, tempurá de legumes e de sorvete, poke, temaki, ceviche, além de pastel, pizza, churros, doces português, shawarma, donuts e hot dog coreano. 

Além da culinária, o público terá acesso a oficinas, como a de origami, que é uma arte secular japonesa, que consiste na criação de figuras diversas a partir de dobras geométricas de papeis, sem cortes ou colagem, apenas dobraduras. Os visitantes da Nipofest podem participar ainda da oficina de mangá, focada nas histórias em quadrinho do Japão, ou ainda da oficina pixel art, que é uma técnica que passou a ser usada para reproduzir personagens da cultura pop em diferentes objetos, com custo de R$ 5 para quem quiser adquirir o chaveiro produzido. 

Também haverá oficinas de artes marciais, shodô (escrita japonesa), ikebana, dentre outros.

Além da gastronomia e das oficinas haverá atrações diversas, como karaokê, shows, apresentações artísticas, desfile, mostras, games, combates, entre outros.

Fonte: Assessoria

Autor do post