Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tags de pagamento em pedágio crescem mais de 30%

Descubra como o uso de tags de pagamento em pedágios cresceu 33% no Brasil, impulsionado por novas concessões e a tendência de abandono do dinheiro vivo.

Tags de pagamento em pedágio crescem mais de 30%

O mercado de tags de pagamento em pedágios cresceu significativamente no Brasil. No último ano, registrou-se uma expansão de 33%, movimento atribuído principalmente à obrigatoriedade de implantação do sistema de passagem livre, ou free flow, em novas concessões.

Concessionárias CCR e Ecorodovias lideram adoção de pagamentos eletrônicos

A CCR, uma das maiores concessionárias do país, que administra 3.615 km de estradas distribuídas entre cinco estados, tem a intenção de abandonar o pagamento de pedágio em dinheiro vivo até 2026. Já a Ecorodovias, que opera mais de 4.700 km em oito estados, já recebe 80% de sua receita de forma eletrônica, sendo que 70% desses pagamentos são realizados com tags e 10% por meio de cartões.

Adoção das tags de pagamento está em crescente expansão

No escopo nacional, percebe-se o mesmo movimento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Pagamento Automática para Mobilidade (Abepam), entre início e final de 2023, o número de usuários de tags passou de 9 milhões para 12 milhões, uma população equivalente à da capital paulista.

“Os brasileiros estão mais adeptos à cultura do pagamento automático, que facilita o deslocamento de viajantes nas estradas e cria facilidades nas saídas de estacionamentos, por exemplo”, avalia André Turquetto, diretor-geral da Veloe e presidente da Abepam.

Expansão da adoção de tags de pagamento deve continuar

A expectativa é de que o mercado siga em expansão nos próximos anos. Além dos pedágios, mais de 10 mil estabelecimentos em todo o país operam com terminais de pagamento instantâneo. Estes se localizam, sobretudo, em drive-thrus, estacionamentos e postos de combustíveis.

Fonte: O Antagonista

Autor do post