Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Serranópolis: ACS e ACE participam de oficina de integração de combate à dengue

A oficina também trouxe informações importantes como a identificação da origem da contaminação.

  • 16/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Serranópolis: ACS e ACE participam de oficina de integração de combate à dengue

Na quinta-feira (15), as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e as Agentes de Combate a Endemias (ACE) participaram de uma oficina de integração voltada à prevenção e combate à dengue. O encontro aconteceu na cidade de Medianeira e reuniu equipes de Serranópolis do Iguaçu, Medianeira e São Miguel do Iguaçu.

Para a enfermeira e Coordenadora das ACS,  Sandra Bauer, essa colaboração é necessária para que faça um controle eficaz do combate aos focos do mosquito na nossa cidade. "As agentes de saúde estão em contato constante com a população, e elas podem realizar esse trabalho de prevenção, orientando as famílias quanto a prevenção e aos sintomas da doença. As ACE, que passam nas residências identificando e solicitando a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. Estamos todos empenhados nessa tarefa de evitar a proliferação da dengue em Serranópolis".

Além da integração entre as ACE e ACS, a oficina também trouxe informações importantes como a identificação da origem da contaminação, se ocorreu no município ou foi importada. "Essa identificação não altera em nada a forma de tratamento, mas ajuda a entender se o vírus já está circulando pelo município, caso confirmado irá auxiliar no combate", explicou a enfermeira.

Segundo boletim epidemiológico do município divulgado na última quinta-feira (15), Serranópolis do Iguaçu no epidemiológico 2023/2024, tem 57 casos notificados dos quais 10 foram confirmados, 10 estão em análise e 37 foram descartados.

Nesta sexta-feira (16), a equipe de ACS e ACE encerraram mais um Arrastão Contra à Dengue realizado nos bairros de Jardinópolis e Flor da Serra. "Essa integração entre agentes que atuam na saúde é de extrema necessidade para que consigamos fazer um trabalho eficaz de prevenção à dengue. Somos um município pequeno, conhecemos os moradores e não queremos que ninguém adoeça por causa de um mosquito. Vamos juntos, cuidar dos nossos familiares, vizinhos e amigos, combater a dengue é um dever de todos", pediu vice-prefeito e secretário de saúde, Gilberto Marsaro

Fonte: Assessoria

Autor do post