Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Avança no Show Rural iniciativa de criar certificação de propriedades rurais no Paraná

Crea-PR está reativando o Comitê de Agronegócio para discutir modelo de certificação inédito no País.

  • 15/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Avança no Show Rural iniciativa de criar certificação de propriedades rurais no Paraná

Iniciada logo nos primeiros dias desta nova gestão do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, fruto de uma conversa com a Ocepar, avançou no Show Rural Coopavel, em Cascavel, a iniciativa de criar uma certificação de propriedades rurais no Paraná, modelo que será inédito no Brasil. 

O andamento dessa proposta está vinculado com a reativação do Comitê do Agronegócio do Crea-PR (CEAGRO), que gerará ambiente adequado para congregar as entidades numa discussão qualificada de estruturação deste modelo. O CEAGRO foi criado para oportunizar o diálogo do Conselho e parceiros estratégicos que atuam com o agronegócio paranaense, como o Sistema Ocepar, o Sistema FAEP/SENAR-PR, o IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e a TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná),

Como parte do processo de articulação da iniciativa, uma reunião ocorreu com um dos possíveis parceiros, nesta quarta-feira (07), no estande do Crea-PR e da AREAC no Show Rural, com a presença do presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, do assessor parlamentar do Crea-PR, Euclesio Manoel Finatti, o chefe de gabinete do Crea-PR, Daniel Galafassi e de representantes do Sistema FAEP/SENAR-PR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que possivelmente será um dos parceiros na implantação desta iniciativa. 

A proposta é criar um sistema de certificação de propriedades rurais, contemplando, aspectos relacionados à conformidade socio-ambiental e produtivo, e certifica-las com foco na sustentabilidade e na busca de incrementos consistentes para os agricultores, no que diz respeito ao acesso ao mercado nacional e internacional. “A expectativa é de que o produtor consiga visualizar a possibilidade de crescimento e, com a certificação, alcance melhores condições para potencializar esse processo de desenvolvimento com a transposição de eventuais barreiras que possam ser impostas ao produto do agronegócio brasileiro”, explica o presidente do Crea-PR.

Segundo o assessor parlamentar do Crea-PR, Euclesio Manoel Finatti Finatti, há um trabalho estruturado para que até abril uma grande reunião seja realizada com todos os parceiros, para definição dos próximos passos de forma a concretizar o projeto. “Queremos que a cadeia produtiva do agro esteja junto para fazermos de maneira sólida”, comenta Finatti. “Todas as questões serão discutidas em fóruns criados especialmente para este fim”, complementa.

O presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, destaca que existem metas globais para 2030, com diversos tratados contando com o Brasil como signatário. O mercado agro como um todo tem tido forte movimentação na direção de sustentabilidade e de processos que certifiquem boas práticas e dados que gerem valor na percepção dos compradores internacionais. Para Clodomir, esse movimento inicial no Show Rural Coopavel foi bastante produtivo e sinaliza que o projeto deve avançar consistentemente. Se tudo ocorrer como estamos planejamento, nossas propriedades estarão certificadas facilitando ainda mais a entrada no mercado internacional. O benefício será muito grande para o produtor, mas também para os profissionais que estão conectados com o segmento agro”, ressalta Ascari.

Fonte: Assessoria

Autor do post