Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Serranópolis: Secretarias Municipais realizam limpeza na área da Antiga Pedreira

O descarte irregular é crime, conforme previsto na Lei Federal n° 9.605/1998.

  • 11/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Serranópolis: Secretarias Municipais realizam limpeza na área da Antiga Pedreira

As Secretarias Municipais de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente, realizam limpeza na área da Antiga Pedreira. A ação visa remover lixos e entulhos depositados no local, de forma irregular e sem autorização, pela população. Além de causar danos ao meio ambiente os detritos também acumulam água, servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O descarte irregular é crime, conforme previsto na Lei Federal n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.

Para coibir a ação, será realizada a instalação de câmeras de monitoramento no local e a diretora de meio ambiente, Jocasta Bullow de Rosso, reforça que o município oferece opções para o descarte correto de lixo e entulhos. “O depósito de qualquer material na antiga pedreira configura crime ambiental e é previsto multa para quem o fizer. Existem locais adequados para os entulhos, temos bags nas obras, então os pedreiros podem separar esse material e o caminhão da reciclagem passa recolhendo”, explicou.

De Rosso ainda orienta que o Governo Municipal recolhe e dá a destinação correta aos moveis velhos que os moradores queiram descartar. “Essa recolha é realizada pela prefeitura, mas não temos um local adequado, então pagamos para dar o destino correto fora do município, mas é só ligar no Departamento de Meio Ambiente, agendar com a gente, ou colocar na frente de casa que o caminhão da Prefeitura vai recolher”.

O lixo também pode ser levado direto na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR). “As pessoas que não quiserem os materiais na frente de suas casas, porque às vezes demora até o caminhão da prefeitura passar para fazer a coleta, podem levar até a nossa UVR, onde era o antigo aterro sanitário, e dispor lá esse material”.

Serranópolis do Iguaçu, assim como todo Paraná, está em campanha contra a proliferação da dengue. Além de crime ambiental, o lixo descartado de forma irregular serve de criadouros para o mosquito ajudando na propagação da doença. Proteja quem você ama! Não dê asas ao mosquito!

Fonte: Assessoria

Autor do post