Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná registra um caso de violência contra a mulher a cada 2 minutos

Maior cidade do Paraná, Curitiba também lidera o número de casos.

Paraná registra um caso de violência contra a mulher a cada 2 minutos

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que uma mulher é vítima de violência a cada 2 minutos no Paraná. O dado consta no sistema de estatísticas da pasta, que concluiu ao longo desta semana os números referentes ao ano de 2023.

Violência contra a mulher, explica o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não são apenas agressões físicas. A Lei Maria da Penha cria mecanismos para coibir e prevenir diversos tipos de violência contra a mulher, em especial a violência doméstica e familiar. Segundo o Artigo 5° “configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Desta forma, o estado teve o registro de 231.196 registros de boletins de ocorrência. Destes, 67.694 se referem a violência doméstica contra a mulher e 11.660 a violência sexual.

Para o secretário estadual de Segurança, Hudson Leôncio Teixeira, os números também indicam uma maior procura por ajuda das vítimas.

“No Paraná, criamos a Secretaria da Mulher e reforçamos a Delegacia da Mulher e, com isso, temos campanhas que motivam a denúncia. Desta forma, fatos que não eram relatados ou atendidos, hoje são. Isso gera um aumento das estatísticas, mas também encorajam a denúncia, porque agora elas sabem que possuem um suporte”, comenta.

Curitiba lidera casos

Maior cidade do Paraná, Curitiba também lidera o número de casos de violência contra a mulher. Foram 37.195 casos ao longo do ano, o que representa um caso a cada 15 minutos. O Centro é o bairro com maior número de registros, seguido por CIC e Sítio Cercado.

Fonte: Banda B

Autor do post