Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

“Não é Não”: OAB Cascavel lança campanha para conscientizar mulheres sobre seus direitos

Comissão do Direito da Mulher alerta que é possível se divertir no Carnaval sem ultrapassar o limite e cometer crime.

  • 09/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
“Não é Não”: OAB Cascavel lança campanha para conscientizar mulheres sobre seus direitos

A Comissão da Mulher Advogada, da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel), lançou a campanha “Não é Não”, com o objetivo de estimular as denúncias de assédio e conscientizar as mulheres sobre seus direitos. A campanha está sendo propagada nas redes sociais da OAB Cascavel e por meio de compartilhamento de informações entre os profissionais. 

“Essa ação já aconteceu no Carnaval do ano passado, período em que acreditamos haver uma crescente nos casos de assédio contra a mulher em função do consumo de bebidas alcóolicas e do contexto de festas. É necessário saber que não é não e os limites de determinada ação”, explica a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cândida Basso.

Podem ser considerados como assédio comentários invasivos e desrespeitosos, se aproveitar de alguém sob efeito de álcool e persistir em determinadas atitudes mesmo depois do não da outra parte. 

“É necessário que haja apoio, em determinados casos, de outras pessoas para denunciar, caso visualizem uma situação de assédio. A denúncia pode ser feita por meio de boletim de ocorrência on-line, na Delegacia da Polícia Civil ou da Mulher”, completa. 

Em 2018, com a Lei 13.718, o que antes era contravenção penal passou a ser crime de importunação sexual. O trecho da lei estabelece como crime "praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro".

Fonte: Assessoria

Autor do post