Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Produtividade: IDR-Paraná discutirá manejo de solos compactados no Show Rural

Serão apresentadas tecnologias que melhoram a preservação dos recursos naturais e contribuem para o rendimento das culturas. O resultado é a sustentabilidade ambiental e econômica.

Produtividade: IDR-Paraná discutirá manejo de solos compactados no Show Rural

A diversificação de culturas com uso de “mix” de plantas de cobertura será destaque na Unidade para Escarificação Biológica do Solo, do IDR-PR, no Show Rural 2024, em Cascavel. No espaço serão apresentadas tecnologias que melhoram a preservação dos recursos naturais e contribuem para o rendimento das culturas. O resultado é a sustentabilidade ambiental e econômica das propriedades rurais.

O aumento histórico no peso das máquinas agrícolas, ocorrido nos últimos 50 anos, e a intensidade da mecanização dos sistemas de produção têm contribuído para a disseminação da compactação do solo. São causas de um dos principais processos de degradação dos solos agrícolas e trazem sérios problemas de conservação do solo e da água.

A diversificação de culturas e controle no tráfego de máquinas são alternativas para minimizar a intensidade e a magnitude da compactação do solo.

Durante o Show Rural, a equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) orientará técnicos e produtores sobre a diversificação dos sistemas de produção visando a diversidade biológica dos sistemas radiculares das culturas de cobertura e “mixes” de plantas de cobertura com estruturas distintas como estratégia para aumentar os estoques de carbono orgânico total do solo.

Outro método que será apresentado é a deposição de resíduos culturais sobre a superfície do solo para interceptar as gotas de chuva e aumentar a infiltração de água no solo. Processo para reduzir a erosão hídrica acelerada, além de minimizar gradientes de temperatura e a compactação do solo.

Além dos resíduos culturais, a deposição de carbono e nutrientes por meio do sistema radicular das culturas e a escarificação biológica com criação de poros de origem biológica – conhecido com bioporos – também se constituem estratégias importantes para o manejo de solos compactados e contribuem para o aumento da produtividade das culturas, além de promover a proteção ambiental.

USO DE DEJETOS – O IDR-Paraná mostrará também alternativas de substituição do fertilizante mineral por dejetos de animais – cama de aviário, dejetos líquidos de suínos e de bovinos – em lavouras de grãos. Os visitantes terão informações sobre as vantagens econômicas e o modo correto de manejo e descarte deste material, sem causar impactos ambientais.

O produtor verá, na prática, uma comparação do desenvolvimento de plantas de soja que foram adubadas somente com os dejetos e das que receberam fertilizante mineral.

A adubação orgânica (com dejetos), aliada ao plantio direto, pode ser uma alternativa para a redução de custos, e ainda melhorar o controle da erosão porque proporciona a adição de matéria orgânica ao solo, amplia a capacidade de retenção e infiltração de água no solo e, consequentemente, diminui o escorrimento na superfície.

Para que o produtor possa utilizar os dejetos com critérios agronômicos, o IDR-Paraná apresenta uma metodologia que quantifica o volume que deve ser aplicado para nutrir as necessidades das plantas. Essa metodologia é simples e será demonstrada na unidade.

SHOW RURAL – O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento. Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.

Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

Fonte: AEN

Autor do post