Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Serranópolis do Iguaçu receberá vacina contra a dengue

A dengue é uma grande preocupação em Serranópolis devido ao alto índice de criadouros. O público-alvo nesse primeiro momento são as crianças de 10 a 14 anos.

  • 30/01/2024
  • Foto(s): Geraldo Bubniak/AEN
  • Região
Serranópolis do Iguaçu receberá vacina contra a dengue

Serranópolis do Iguaçu está entre os 30 municípios do Paraná que irão receber a vacina contra a Dengue. Na região oeste, todos os municípios que integram a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu irão receber o imunizante.  

O público-alvo nesse primeiro momento são as crianças de 10 a 14 anos, "esse público foi o escolhido por terem o maior número de hospitalizações em 2023, após a vacina será destinada aos idosos", explica o Vice-prefeito e Secretário de Saúde, Gilberto Marsaro.

A dengue é uma grande preocupação em Serranópolis devido ao alto índice de criadouros. Caso um mosquito seja infectado, Marsaro acredita que será fácil ocorrer uma epidemia e que a Saúde Municipal pode não conseguir atender a demanda.

"A preocupação é com a quantidade de mosquito, mesmo que esses não estejam infectados. Os medicamentos para controle da dengue estão bastante reduzidos, as empresas não estão conseguindo entregar, estamos numa situação emergente no estado do Paraná, em torno de 360 a 370 municípios estão com problema com o mosquito".

Mesmo com a chegada da vacina é preciso de que a população continue a eliminar os focos do mosquito. Assim a Secretaria de Saúde irá avaliar as residências quanto aos cuidados em evitar criadouros do Aedes aegypti.

"As agentes de saúde e de endemia farão visitas para as famílias e irão identificar e apontar os locais com criadouros ou que possam se tornar criadouros do mosquito. Elas irão solicitar a resolução do problema e orientar as famílias. Depois será realizada uma nova visita para verificar e se o problema não tiver sido resolvido será notificado e em uma terceira visita, se os criadouros não tiverem sido eliminados teremos que aplicar multa. Esse não é o nosso desejo, mas precisamos que a população colabore e elimine os mosquitos, pois não queremos perder ninguém para a Dengue em Serranópolis do Iguaçu", explicou o secretário.

A dengue é uma doença viral grave que pode causar a morte, e o quadro no Paraná é preocupante, pois são mais de 16 mil casos somente neste mês de Janeiro. Combata a dengue: não deixe água parada, use repelente, e denuncie.

http://tinyurl.com/d2bsnh6w

Fonte: Assessoria

Autor do post