Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agentes atuarão para coibir crimes de furto, roubo e extorsão de turistas em Ciudad Del Este

A ação é uma resposta a uma série de denúncias e reivindicações dos empresários locais.

Agentes atuarão para coibir crimes de furto, roubo e extorsão de turistas em Ciudad Del Este

A Polícia Nacional do Paraguai reforçou nesta semana a segurança nos arredores da aduana da Ponte Internacional da Amizade e na área de comércio, no microcentro de Ciudad del Este. Para a operação, que deve seguir por tempo indeterminado, foram mobilizados 100 policiais para integrar as equipes que já atuam nas patrulhas diárias.

A ação é uma resposta a uma série de denúncias e reivindicações dos empresários locais, que vinham cobrando das autoridades o combate aos incessantes casos de furtos, roubos e extorsão de turistas. A atividade dos grupos criminosos é prejudicial ao comércio, que é movimentado em grande parte pelos estrangeiros que atravessam a fronteira para fazer compras no país vizinho.

Frente a isso, lojistas e autoridades de CDE se reuniram na última terça-feira (17) com o ministro do interior, Enrique Riera, que determinou a mobilização das tropas policiais. O encontro ocorreu na sede do Governo do Departamento de Alto Paraná.

Além dos crimes recorrentes, os agentes também fiscalizarão a atuação de lojas falsas, que são usadas como fachada para enganar compristas; além da comercialização de produtos falsificados, que já estão na mira do Ministério Público.

Transcendendo o microcentro de CDE, a segurança será reforçada, também, nos bairros que concentram depósitos e sedes de transportadoras, alvo de diversos roubos desde o início de 2023.

Na conversa com os representantes comerciais, Riera comprometeu-se ainda a aumentar o efetivo do Grupo Lince (equipe tática da Força Nacional), acelerar a criação de uma rede de câmeras de monitoramento e articular com o poder público local ações de combate aos estabelecimentos usados unicamente para a prática de fraudes.

A operação deve trazer um “respiro” a comunidade empresarial, que se prepara para mais uma edição da movimentada Black Friday, programada para ocorrer de 15 a 18 de novembro. Neste ano, a feira organizada pela Câmara de Comércio e Serviços promete ser a maior da história, incorporando novidades para o visitante.

As lojas serão todas identificadas como o selo da Black Friday 2023, podendo fazer o horário conforme a sua própria escolha. A recomendação é que o consumidor busque diretamente as lojas sérias, sem deixar-se levar por falsos “guias de compras”. No ano passado, a semana de compras movimentou US$ 260 milhões. Para este ano a expectativa é de que as vendas cresçam cerca de 30%.

Comércio movimentado

Com o slogan “descontos sem fronteira”, a Black Friday de Ciudad del Este neste ano oferecerá descontos de 30% a 70%, em diversos itens. Durante o período de liquidação, as lojas vão oferecer atendimento especial e horários ampliados para receber a clientela, formada de turistas e moradores das cidades da região. O funcionamento comercial será das 6h às 18h.

Os preparativos estão a todo o vapor. A iniciativa privada e o poder público se juntaram para fazer uma recepção ao turista que for às compras no próximo mês, passando pela aduana de CDE.

Entre as novidades deste ano está o Wi-Fi gratuito em toda a área do microcentro, além do interior das lojas, galerias e shoppings. A segurança envolverá um amplo efetivo de todas as forças públicas, incluindo as polícias Turística e Nacional, e a defesa do consumidor atuará junto à organização.

Outro incremento é o Passeio Gastronômico, ampla estrutura para a oferta de pratos locais, regionais e internacionais montada em parte da Avenida Carlos Antonio Lopes, no centro.

Fonte: Cabeza News

Autor do post

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Categorias relacionadas