Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Equipe técnica de Engenharia de Serranópolis do Iguaçu participa da Jornada BIM Paraná

O evento foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro e contou com a presença de arquitetos e engenheiros de prefeituras ligados à construção de obras públicas de toda região.

Equipe técnica de Engenharia de Serranópolis do Iguaçu participa da Jornada BIM Paraná

A equipe técnica do departamento de engenharia do Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu participou do início da Jornada BIM Paraná no auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) em Cascavel.

O evento foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro e contou com a presença de arquitetos e engenheiros de prefeituras ligados à construção de obras públicas de toda região.

A chefe de divisão de engenharia Gabriela Fernanda Rauta explica como foi o evento.

"O evento foi realizado na AMOP em Cascavel, nós da engenharia participamos para obter mais informações sobre a implantação da metodologia BIM nas prefeituras. Também participaram do evento, técnicos do SENAI que vão oferecer os cursos de capacitação no momento da implantação deste recurso. Também tivemos a oportunidade de trocar experiências com profissionais de outros municípios".

Na jornada foram realizadas palestras sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado por meio da Estratégia BIM PR e os benefícios da utilização do BIM nas obras públicas.

Mas afinal o que é BIM? BIM ou Modelagem da Informação da Construção é definida como uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos, multi e interdisciplinares que envolve profissionais de diversas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros, por meio do uso de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos.

Levando em consideração que a implantação do BIM nas prefeituras é iminente, o assunto foi considerado fundamental pela equipe. "A plataforma BIM é um avanço muito significativo na área da engenharia civil e na gestão de projetos. Então é muito importante nos aprofundarmos sobre esse assunto e ter uma maior experiência com profissionais que já trabalham com essa metodologia, valeu muito à pena" concluiu Rauta.

A adoção do BIM é uma forma de garantir maior transparência aos processos licitatórios e aperfeiçoar os procedimentos de fiscalização de projetos e obras, bem como, de gestão de ativos. Os ganhos com o uso do BIM são inúmeros e isso se comprova pelo fato de muitos países tornarem a utilização da metodologia uma obrigatoriedade, a exemplo do Chile, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros

Fonte: Assessoria

Autor do post